MSC Rail quer tornar CP Carga no maior operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica

MSC Rail quer tornar CP Carga no maior operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica

28 de Julho de 2015

A MSC Rail venceu a privatização da CP Carga. O valor de transação foi de 53 milhões de euros, sendo que 51 milhões servem para capitalizar a empresa, que apresenta capitais próprios negativos.

 

O Governo destaca, entre os méritos da proposta da MSC Rail, a “qualidade e credibilidade do projecto estratégico apresentado, o valor inerente à proposta financeira, o reforço da capacidade económico-financeira e estrutura de capital da CP Carga”. A MSC Rail ter-se-à ainda destacado, segundo o Executivo, pelo compromisso de não alterar os preços sem negociação prévia, além de ter apresentado a “melhor proposta em relação à dívida”.

Em comunicado, a MSC Rail revela que “o Grupo MSC acredita no enorme potencial da CP Carga, capaz de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Economia Nacional, em especial do sector exportador Português”. Confiante no projecto estratégico definido para o futuro da empresa, a MSC Rail quer “transformar a empresa no maior operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica”.

A MSC Rail (Portugal) – Operadores Ferroviários, S.A. é a mais recente aposta do grupo MSC – Mediterranean Shipping Company (Portugal) S.A., tendo sido fundada em 2012. A empresa foi criada com o objectivo de lançar a MSC como operador ferroviário de mercadorias. Durante o ano de 2014, a MSC Rail assegurou a gestão de, aproximadamente, 4 100 comboios em território nacional.

Written by