MSC Rail quer tornar CP Carga no maior operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica
28 de Julho de 2015
A MSC Rail venceu a privatização da CP Carga. O valor de transação foi de 53 milhões de euros, sendo que 51 milhões servem para capitalizar a empresa, que apresenta capitais próprios negativos.
O Governo destaca, entre os méritos da proposta da MSC Rail, a “qualidade e credibilidade do projecto estratégico apresentado, o valor inerente à proposta financeira, o reforço da capacidade económico-financeira e estrutura de capital da CP Carga”. A MSC Rail ter-se-à ainda destacado, segundo o Executivo, pelo compromisso de não alterar os preços sem negociação prévia, além de ter apresentado a “melhor proposta em relação à dívida”.
Em comunicado, a MSC Rail revela que “o Grupo MSC acredita no enorme potencial da CP Carga, capaz de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Economia Nacional, em especial do sector exportador Português”. Confiante no projecto estratégico definido para o futuro da empresa, a MSC Rail quer “transformar a empresa no maior operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica”.
A MSC Rail (Portugal) – Operadores Ferroviários, S.A. é a mais recente aposta do grupo MSC – Mediterranean Shipping Company (Portugal) S.A., tendo sido fundada em 2012. A empresa foi criada com o objectivo de lançar a MSC como operador ferroviário de mercadorias. Durante o ano de 2014, a MSC Rail assegurou a gestão de, aproximadamente, 4 100 comboios em território nacional.