Motores eléctricos Siemens dão energia ao maior camião do mundo

Motores eléctricos Siemens dão energia ao maior camião do mundo

28 de Janeiro de 2015

O maior camião do mundo está ao serviço de uma mina de carvão na Sibéria e move-se através de quatro motores eléctricos Siemens. O camião pode transportar mais de 500 toneladas – o equivalente a sete aviões Airbus A320-200.

 

A Siemens desenvolveu um poderoso sistema de accionamento das quatro rodas que usa quatro motores eléctricos de 1,200kW, para o camião que conta com 20m de comprimento, 10 metros de largura e 8m de altura e uma velocidade máxima de 64 km/h (vazio). Circula sobre oito pneus (cada um com cerca de 4m de altura) e cada pneu foi desenhado para suportar uma carga de cerca de 100 toneladas.

A Siemens enfrentou um desafio único na implementação deste projecto concretizado em menos de 2 anos. O cliente BelAZ queria construir o maior camião do mundo e pretendia ainda que este aumentasse a capacidade de transporte em cerca de 25% em relação aos camiões existentes à data. Em simultâneo pretendia reduzir os custos por tonelada de material transportado e aumentar a disponibilidade do veículo para alcançar a maior eficiência operacional.

Estes requisitos deram então origem ao sistema all-wheel-drive (tracção em todas as rodas) com quatro motores robustos que permitem que o maior camião do mundo possa ser operado com elevada fiabilidade, eficiência e segurança mesmo nas condições de terreno mais adversas (solos escorregadios ou lamacentos).

O SIBAS (Siemens Train Automation System) “é um sistema para accionamento de camiões altamente robusto e fiável”, refere a empresa. As empresas que fazem mineração subterrânea e a céu aberto não só devem considerar os regulamentos ambientais como também os custos. É por isso que os camiões utilizados neste sector devem ser absolutamente fiáveis e produtivos. A Siemens tem vindo a desenvolver sistemas de accionamento para camiões nos últimos 15 anos, “sempre com o objectivo de encontrar formas de tornar estes gigantes das minas mais eficientes”.

Written by