Mercado global de logística de contrato cresce 5,4% em 2014
5 de Maio de 2015
O mercado global de logística de contrato cresceu 5,4% em 2014, comparativamente com o ano anterior, alcançando um valor de 177,6 mil milhões de euros, indica um recente estudo do site especializado “Transport Intelligence”.
O crescimento deste mercado foi impulsionado em grande medida pelo desempenho dos mercados maiores como a Europa Ocidental, EUA e China. Juntos estes mercados representam 65% do valor global.
O estudo salienta o fortalecimento da economia europeia como a grande reviravolta que influenciou o crescimento desta mercado. O crescimento do PIB da União Europeia cresceu, em 2013, apenas 0,2%, contra o crescimento de 1,4% em 2014.
O crescimento da China também foi um importante impulsionador do mercado da logística de contrato em termos globais. O mercado chinês foi pensado para crescer 17,7% ao ano e alcançar um valor de 18,9 mil milhões de euros. O estudo considera que as preocupações com o desempenho económico da China foram genericamente exageradas. Relatórios da indústria mostram que mediadas relativas à utilização da capacidade instalada, rotatividade do inventário, stocks médios e taxas dos serviços de logística foram muito superiores à media em 2014.
Segundo o TI, a região que se mostrou mais decepcionante em termos de crescimento foi a América do Sul, cujo desempenho é descrito como “terrível”. O mercado da logística de contrato cresceu apenas 2,4%.
De acordo com David Buckby, analista do TI, o mercado da logística de contrato beneficiou dos fortes princípios económicos de mercados chave. “Vimos também uma influencia positiva de tendências como o e-retail que aumentou o papel e importância da logística. Acreditamos que o crescimento da logística de contrato irá acelerar nos próximos anos, apesar de fortemente sustentado no desempenho económico da Europa e EUA e na desaceleração gradual da economia chinesa”.