Logística e Supply Chain – Custos ou potencial para otimização?

pflorindo

pflorindoLogística e Supply Chain – Custos ou potencial para otimização?

Paulo Florindo, Heavy & Aftermarket Supply Chain Manager da Doosan Infracore Construction Equipment, Bélgica

O paradigma que criou um novo tipo de profissionais de Logística e Supply Chain!O ramo automóvel e farmacêutico foram os que mais evoluíram nos últimos 30 anos na área de Logística e Supply chain.

 

O departamento de Supply Chain dessas empresas evoluiu precisamente porque começaram a olhar para a Supply Chain como uma fonte de otimização de custo em toda a linha do seu produto. 

Longe vão os dias em que o tipo da logística estava lá só para “mandar” vir os camiões e garantir que a carga saia a horas…

O responsável pelo departamento de Supply Chain numa empresa desses setores, hoje é parte integrante e o principal líder das atividades de otimização da estrutura de custo da sua empresa. O bom profissional é aquele que consegue através da leitura dos resultados financeiros da empresa entender onde pró-ativamente pode otimizar por forma a melhorar a estrutura de custo de supply chain da empresa.

Ao longo do meu percurso profissional fui percebendo que quanto mais próximo eu estiver do responsável financeiro mais facilmente vou antecipar onde devo reduzir custo e assim criar oportunidades de otimização para as empresas por onde passei. Ser capaz de entender o que altera o percentual de material prima na demonstração de resultados permite-lhe entender o que aconteceu no seu custo de material, transporte ou logística interna, entender como tudo isso afeta o custo final do produto e sua estrutura é hoje o ponto de maior importância para um profissional de Supply chain.

Este posicionamento dos profissionais de Supply chain tem levado a que cada vez mais nestas empresas estes profissionais assumam posições de maior relevo e responsabilidade, contrariando assim uma velha tendência de que o percurso natural para crescimento e evolução a nível de plano de carreira dentro da organização era a partir da área de gestão de produção. Hoje em dia um profissional de Supply Chain é extremamente valioso porque ele através de seu percurso interage com todas as áreas e ganha uma experiencia e exposição inigualável, estando assim muito bem colocado à partida para futuras evoluções na sua carreira e responsabilidades dentro de sua empresa.

O bom profissional de Supply Chain é hoje o principal responsável pelo sucesso de uma operação na medida em que é ele que tem de planear, prever o custo, otimizar e conseguir implementar uma serie de medidas que vão melhorar o inventario, custo de materiais, profitabilidade do produto e consequentemente em resultado de tudo isto indiretamente aumentar a satisfação do cliente final.

Written by