Logista avança para operações sustentáveis

A Logista, operador logístico especializado em canais de distribuição de proximidade, adicionou à sua frota um reboque refrigerado equipado com o sistema de recuperação dinâmica de energia AxlePower da Thermo King®, dedicada a soluções de controlo de temperatura e uma marca da Trane Technologies. O projeto visa reduzir as emissões de transporte e melhorar a eficiência da frota de reboques refrigerados da Logista, alinhando-se com os objetivos ambientais, sociais e de governação corporativa (ESG).

O sistema AxlePower da Thermo King permite um arrefecimento elétrico que se auto-recarrega quando está em estrada. É um sistema totalmente integrado e independente da unidade de tração, que combina o eixo ePower da BPW com o conjunto de baterias ENERG-e da Thermo King e a tecnologia inteligente de gestão de energia.

A unidade de refrigeração híbrida Advancer da Thermo King funciona de f”orma silenciosa e com zero emissões de CO2, utilizando a energia das baterias”, o que permitirá à Logista efetuar entregas sustentáveis a longa distância, em zonas urbanas de baixas emissões (ULEZ) e áreas de baixo ruído. Em média, um sistema AxlePower pode reduzir as emissões de CO2 em 7,5 toneladas por ano, em comparação com uma unidade de refrigeração de transporte a gasóleo (TRU), com reduções de até 12 toneladas por ano para reboques que operam aproximadamente 3.000 horas na distribuição.

Por sua vez, este modelo patenteado AxlePower otimiza a utilização de energia através de uma gestão inteligente que ajusta automaticamente o funcionamento de acordo com as condições da estrada, maximizando a recuperação de energia cinética e térmica. Os gestores de frotas podem monitorizar o estado de carga e o desempenho em tempo real, garantindo a eficiência sem a intervenção do condutor. Além disso, o sistema desliga o eixo elétrico em subidas para evitar o consumo desnecessário de combustível, reduzindo os custos operacionais e as emissões de carbono e aumentando o tempo de funcionamento.

A Logista já atingiu 84% de todos os quilómetros percorridos por frotas de baixas emissões e pretende atingir 90% até 2026, de acordo com o seu objetivo ESG. “Com esta incorporação, continuamos a inovar para oferecer serviços cada vez mais sustentáveis e a reduzir a pegada de carbono da nossa divisão de transportes. Para tal, estamos a adotar tecnologias que apoiam os nossos objetivos de descarbonização, ao mesmo tempo que melhoramos a eficiência energética e operacional.”, afirma Pedro de Bernardo, Diretor Geral da Logista para a Ibéria e Polónia.

Written by