JYSK escolhe o Grupo Bertolín para construir o novo centro de distribuição

A JYSK nomeou o Grupo Bertolín como empresa responsável pela construção do seu novo centro de distribuição de última geração em Almenara, Espanha, que albergará as operações logísticas da JYSK. Prevê-se que a construção do novo centro de distribuição comece no primeiro trimestre de 2026. O novo centro de distribuição, localizado num terreno de 274.000 metros quadrados em Almenara, terá 182.500 pontos para paletes e será certificado de acordo com a norma LEED Gold, incluindo painéis solares no telhado para fornecer energia à instalação. O centro servirá também como sede central da JYSK em Portugal e Espanha, criando um local de trabalho para cerca de 250 colaboradores.

“O nosso novo centro de distribuição em Espanha é uma base fundamental para o crescimento contínuo da JYSK tanto em Portugal e Espanha como em Marrocos. Confiar a construção ao Grupo Bertolín garante que contamos com um parceiro fiável e experiente para um projeto desta dimensão. O sucesso deste empreendimento depende de uma estreita colaboração, e estamos confiantes de que a Bertolín, juntamente com a AR Racking e a KÖRBER, nos ajudará a entregar instalações que estabeleçam elevados padrões de eficiência e fiabilidade”, afirma Ole Thomsen, Vice-presidente Executivo de Logística da JYSK.

A JYSK assinou também contratos com dois parceiros para os principais sistemas logísticos.

A AR Racking fornecerá uma solução de armazenamento à medida, para maximizar a capacidade e a eficiência operacional, enquanto a KÖRBER disponibilizará um sistema de manuseamento de materiais.

Espera-se que o centro de distribuição esteja pronto para operar em 2028. Até lá, o centro de distribuição que a JYSK aluga em Cheste, a oeste de Valência, continuará a abastecer as lojas em Portugal, Espanha e Marrocos.

O novo centro de distribuição terá duas naves de grande altura (high bays) com 182.500 locais para paletes, operadas por 20 gruas, dois circuitos RGV para transporte eficiente de paletes em 1,5 km de vias, um armazém de caixas com sistema shuttle, com capacidade para mais de 200.000 unidades, um sistema robotizado de picking por camadas e carregamento automático de bandejas na fase posterior. Solução automática para descarga de bandejas e contentores (totes) através de robôs

Written by