JP- IK encara a logística como uma “arma para a competitividade”

JP- IK encara a logística como uma “arma para a competitividade”

9 de Setembro de 2014

A JP Inspiring Knowledge (JP-IK) realizou, nos últimos quatro meses, diversos investimentos ao nível da sua logística. À Logística Moderna, Ricardo Teixeira, director de operações da empresa, sublinha que a empresa “prima pela constante busca de eficiência e eficácia nas transacções da cadeia de abastecimento, quer a montante, quer a jusante”, sendo que “acreditamos seriamente que a logística é uma arma para a competitividade”.

 

Entre os investimentos, cujo principal objectivo passou pela redução de custos, a empresa efectuou a reestruturação do layout de um dos armazéns, “permitindo o aumento da eficácia de picking para o grande retalho”. Além disso, a empresa apostou na definição de carga/capacidade, “o que permitiu a rentabilização e aumento de mais de 1000m2 de armazém”.

À parte do realizado a nível estrutural e na plataforma logística, a JP-IK realizou acções de procurement junto do mercado de transportes e aos seus fornecedores. “Em conjunto e com um sistema colaborativo, conseguimos uma redução de 18% no primeiro semestre em custos de transportes face ao mesmo período de 2013”, indica o responsável.

Neste momento, a empresa está na fase de estabilização do ERP, implementado no ano passado, e está a trabalhar no lançamento do WMS. Segundo Ricardo Teixeira, o sistema de gestão de armazém “estará a funcionar até ao final do ano”. Como acrescenta, estes “são processos muito morosos e que têm de ser bem planeados para que não surjam problemas de maior aquando o seu assentamento”. Considerando a logística como a alavanca do desenvolvimento, o responsável está convicto que este investimento “trará mais benefícios”. “Neste contexto, e com o apoio da tecnologia, os processos serão paper free, sendo esse um dos nossos objectivos para outras áreas dentro da nossa organização”.

Recentemente, a empresa optou também pela redução nas embalagens de distribuição e redesenho das caixas, permitindo uma redução de custo e volume de embalagem e, efectivamente, custo de transporte. “Uma das embalagens que detemos é optimizada consoante o tipo de artigo que o operador está a embalar, ou seja, uma única embalagem consegue mutar-se em vários tamanhos”.

A JP-IK nasceu em 1989 e dedica-se ao fabrico de computadores, nomeadamente os modelos Tsunami e Magalhães. A empresa tem a sua sede em Perafita, Porto, onde reúne as áreas financeira, vendas, marketing e sourcing, bem como um hub logístico para distribuição e produção dos seus produtos. A área logística é o suporte das áreas de negócio da empresa e conta com cerca de 7.500m2 de área instalada nas instalações de Perafita. A empresa assegura que todo o material encomendado até às 19h é entregue em todo o território nacional no dia seguinte.

Written by