Ibercargo Rail arranca com transporte por ferrovia de veículos Renault

A Ibercargo Rail, joint venture criada pela portuguesa Takargo e pela espanhola Comsa, começou a transportar por ferrovia veículos da Renault desde o Porto Seco de Venta de Baños até ao terminal Vale da Rosa, do porto de Setúbal.
O operador português cobrirá durante os próximos 12 meses o serviço para a espanhola Pecovasa Renfe Mercancias. A composição será normalmente formada por 17 vagões, traccionada por uma locomotiva Vossloh Euro 4000 do operador espanhol, com capacidade para 205 automóveis ligeiros.
O comboio tem um comprimento total de 550m, o que é superior ao máximo estabelecido no itinerário em causa. No entanto, “só desta forma se garantia a viabilidade do negócio, legou a que a Infra-estruturas de Portugal analisasse e apresentasse uma solução de compromisso, atribuindo canais horários com carácter excepcional”, refere a Takargo. Nesta primeira fase, o serviço terá uma frequência semanal.
No final do último ano, a Takargo fechou também um acordo para realização de comboios entre o porto de Setúbal e o Seixal, entre a Tersado e a Lusosider. Trata-se de um serviço de transporte de bobinas de aço, cujo cliente final é a Lusosider, com uma frequência de cinco comboio dia, de segunda a sexta-feira. A tracção é garantida regularmente por uma locomotiva 1400, sendo a composição tipo formada por sete vagões de 60´, com três flats cada, permitindo transportar um máximo de 322 toneladas líquidas. Está previsto um volume anual de 250.000 toneladas.

Partilhar este artigo...Share on Facebook3Share on LinkedIn8Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone