Herdade de Maria da Guarda aumenta 40% capacidade de armazenamento de azeite
13 de Outubro de 2015
A Herdade de Maria da Guarda aumentou em 40% a capacidade de armazenamento nas suas instalações de Serpa, através da incorporação de quatro novas mega-cubas
Com este investimento, a Herdade Maria da Guarda reforça a sua posição no mercado nacional de azeite e torna-se no quinto maior produtor nacional. Segundo aponta a Herdade em comunicado, com a incorporação destas cubas “a capacidade da adega para armazenamento de azeite quase duplica em relação ao um milhão de m3 que o lagar da empresa de Serpa dispunham”.
Estima-se que em Portugal a capacidade total de armazenamento de azeite seja de cerca de 60 milhões de m3 distribuídos, sobretudo, pelos cerca de 450 lagares operacionais no país. Segundo a Casa do Azeite, Portugal produziu na última campanha cerca de 60 milhões de kg de azeite, pelo que a Herdade de Maria da Guarda representou uma quota de cerca de 3% da produção nacional.
“O novo investimento melhora a capacidade de resposta ao crescente número de fornecedores de azeitona que se relacionam com o lagar de Serpa”.
Desde a sua fundação, em 2012, o lagar regista todos os anos novos recordes de produção tendo no ano passado atingido 1,8 milhões de kg de azeite virgem extra, quase todos para exportação.
A Herdade conta com um olival com cerca de um milhão de oliveiras.