Gartner revela Supply Chain Ranking europeu
20 de Setembro de 2016
A Unilever lidera, uma vez mais, o ranking europeu de Supply Chain, produzido anualmente pela Gartner. H&M, Inditex, Nestlé e Schneider Electric ocupam os lugares seguintes.
Importa referir que a Unilever assumiu também o primeiro lugar no ranking mundial da Gartner, produzido no início deste ano. “A Unilever tem feito da sua cadeia de abastecimento o seu parceiro de negócio, através do desenvolvimento do Unilever Sustainable Living Plan, tendo como objectivo duplicar receitas e reduzir o seu impacto ambiental até 2020”, aponta a Gartner.
O ranking analisa várias métricas, nomeadamente o retorno de activos, stocks e crescimento das receitas. A pontuação também reflete a opinião dos pares e da própria Gartner.
Este ano entraram para o ranking três novas empresas – a Bayer, pela primeira vez, e um regresso da Nokia e da Ahold Delhaize. Globalmente, integram a lista 15 empresas: Unilever, H&M, Inditex, Nestlé, Schneider Electric, L’Oréal, BASF, BMW, GlaxoSmithKline, Nokia, Reckitt Benckiser, Diageo, British American Tobacco, Ahold Delhaize e Bayer. Para Stan Aronow, research vice-presidente da Gartner, salienta o impacto da incerteza na Europa, no seguimento da decisão do Reino Unido abandonar a União Europeia.
“Mais do que nunca, as organizações lideres na Europa necessitam de optimizar as funções das suas cadeias de abastecimento e abraçar capacidades bi-modais para alcançarem o crescimento e manterem a competitividade em novos mercados. Necessitam também de estratégias de acrescentem valor real aos consumidores, estando conscientes de novos concorrentes neste período de incerteza, e incorporar uma responsabilidade social empresarial na sua estratégia de fornecimento e operações”.