Fluidotronica tem novas instalações em Oliveira de Azeméis

A Fluidotronica inaugurou, recentemente, novas instalações na zona industrial de Ouriçosa, em Oliveira de Azeméis. Dos 3.200m2 de área total, 600m2 são ocupados por um novo armazém.

À Logística Moderna, Tiago Moreira, responsável de marketing da Fluidotronica, salienta que as novas instalações trazem mais-valias à logística da empresa, “sobretudo, ao nível da organização, devido à maior área alocada para esta actividade”. Como aponta, “os fluxos de materiais estão mais estáveis e reduziram-se substancialmente as perdas de produtividade que anteriormente se verificavam devido aos constrangimentos físicos”.

Esta mudança surge após nove anos de ocupação das antigas instalações na zona industrial de Oliveira de Azeméis. Além dos ganhos do ponto de vista logístico, a mudança permite à empresa apostar no sector da investigação e desenvolvimento, nomeadamente nas áreas da robótica e automação.

Além destas novas instalações, construídas de raiz, a empresa está a implementar um novo armazém vertical, o qual “permitirá reduzir ainda mais o espaço ocupado, ao mesmo tempo que melhorará o fluxo de materiais e a performance ao nível do controlo e monitorização de stocks”.

Actualmente, o stock físico da empresa é composto por mercadoria de duas das principais representadas, a Fipa e a MiniTec GmbH. “Cada representada, que designamos por «negócio», está devidamente separada e estrategicamente organizada”, explica Tiago Moreira. Neste sentido, justifica que cada negócio é composto por diversas famílias, as quais contam com inúmeros artigos diferenciados pelo seu código numérico.  A empresa optou pela utilização do código de artigo do próprio fabricante.

Além de comercializar componentes para automação industrial, a Fluidotronica apresenta a possibilidade de criar sistemas de raiz destinados, essencialmente, às indústrias automóvel, plásticos e embalagens, moldes, têxtil, metalurgia e metalomecânica, madeira e vidro, construção de máquinas e equipamentos, energia e electrónica, ensino, armazéns e logística. Além do mercado português, a empresa encontra-se em alguns países europeus, nomeadamente Espanha, Inglaterra e França, e está a apostar no mercado extra-comunitário, como o Brasil, México, Argentina e Marrocos.

A Fluidotronica nasceu em Sandim, Vila Nova de Gaia, com apenas três colaboradores, sendo que actualmente conta com cerca de 50.

 

Written by