Europastry introduz alterações significativas na logística e distribuição

Europastry introduz alterações significativas na logística e distribuição

25 de Março de 2014

Alterações no armazém, subcontratação de um novo transportador, investimento num sistema de GPS, novos projectos lean e alteração das rotas de distribuição. Estas são algumas das novidades introduzidas recentemente pela Europastry. Paulo Nunes, responsável pelo departamento de logística da empresa, apresentou à Logística Moderna todas estas novidades.

Ao nível da alteração do layout do armazém, o responsável explica que “no mês de Fevereiro foi revisto todo o cardex da Europastry em Portugal e foi decidida a redução de 15 referências com vendas inferiores a 40 caixas/mês”. Contudo, “mantivemos 17 referências com vendas inferiores a 40 caixas/mês, numa estrutura de estantes dinâmicas Speedy, pois são consideradas chave para entrada em alguns mercados”.

Em relação à subcontratação de um novo transportador, ao nível da exportação, a empresa iniciou uma nova parceria com a empresa António Frade. “Devido ao incremento de uma nova linha na nossa fábrica do Carregado, o nosso fluxo de exportações aumentou em cerca de 40% e, nesse sentido, houve necessidade de encontrar mais parceiros com capacidade de serviço diário nos nossos fluxos de exportação”, refere. Já na distribuição capilar, a empresa vai iniciar, em Abril, “uma nova parceria na nossa delegação do Porto com os operadores Ar-Te-Mar e Frigomato”.

As novas tecnologias também não foram esquecidas pela empresa, sendo que, também em Fevereiro, a Europastry adquiriu equipamentos iPad para a equipa comercial. “Esta equipa está num processo de registo de geolocalização dos nossos clientes e de registo fotográfico dos mesmos, registos esses que irão estar disponíveis no nosso CRM, para que possamos, num futuro breve, equipar a nossa equipa de distribuição com PDA”. Desta forma, a empresa poderá fazer um seguimento minuto a minuto do estado da distribuição e saber, por exemplo, o número de clientes efectuados, clientes com incidência, tipo de incidência, previsão de entrega dos próximos clientes e planear a rota.

Written by