Europac inaugura fábrica de embalagem em Marrocos
19 de Janeiro de 2016
O grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa S.A.) inaugurou esta manhã a Europac Packaging Med, uma nova fábrica integrada de embalagem em Tânger (Marrocos).
Durante a sua intervenção, José Miguel Isidro, presidente da companhia sublinhou que “a entrada desta fábrica na grande família Europac representa uma enorme satisfação, é o culminar de uma longa rota desenhada em 1998, quando definimos como seria o Grupo Europac no futuro. O nosso objectivo era crescer nos nossos mercados naturais, Espanha, França, Portugal e Marrocos, o que hoje é uma realidade”.
A inauguração deste centro industrial é coerente não só com a estratégia da companhia, mas também com um modelo de negócio baseado na integração de actividades, na proximidade geográfica e na optimização de sinergias logísticas e comerciais.
Esta fábrica representa um investimento de 30 milhões de euros e vai gerar 114 empregos directos e 570 indirectos quando estiver a funcionar em pleno, tem uma capacidade instalada máxima de 100 milhões de m2 de cartão ondulado ao ano, que se irá desenvolvendo à medida que o mercado cresça.
Estes valores fazem da fábrica de Tânger o maior investimento do grupo desde 2010, a primeira fora da Europa e o primeiro greenfield. Para José Miguel Isidro, Marrocos é um mercado importante para a companhia por vários motivos. “A taxa de crescimento do PIB de Marrocos estima-se em 5% em 2016, um valor muito superior à média europeia, e 50% do PIB marroquino é proveniente dos sectores industrial e agroalimentar, em que concentram a maioria dos nossos actuais clientes de embalagem”, afirmou o dirigente.
A actividade da Europac em Marrocos remonta a maio de 2013, quando iniciou uma unidade de embalagem heavy duty para fornecer a Renault, um dos principais clientes em França. Esta foi a primeira pedra de um projecto industrial cujo grande marco é a entrada em funcionamento da Europac Packaging Med com o objectivo de reforçar a actividade no sector industrial, ampliando a oferta de serviço no sector automóvel e a indústria de componentes, e abordar o sector estratégico do mercado agroalimentar.
No sector agroalimentar destaque para o Plan Maroc Vert impulsionado pelo Ministério da Agricultura e Pesca Marítima de Marrocos, uma estratégia ambiciosa para aumentar a competitividade da agricultura e convertê-la num motor de desenvolvimento social e económico do país. O plano contempla a reconversão de cerca de um milhão de hectares de cultivo de cereais em plantações hortofrutícolas.
Carlos Larriba, director da Divisão Packaging de Europac, revela que “o nosso objectivo é posicionarmo-nos como o parceiro de embalagem na cadeia de fornecimento ao cliente. A nossa estratégia, baseada em aportar valor através de uma política pro-activa de desenvolvimento de serviços logísticos, desenho estrutural e gráfico, inovação nas novas embalagens e melhoria das já existentes é o que nos permitirá consegui-lo”.
O director da Divisão Packaging sublinha que “não se trata apenas de fazer caixas, mas sim de aportar valor ao cliente em todos os processos e aplicações relacionados com as mesmas. Em definitivo, apresentamos soluções para ajudar aos nossos clientes a vender mais e melhor, convertendo os desafios da sua empresa em oportunidades de negócio”.
A fábrica encontra-se a 20 quilómetros de distância do Tânger Med Port, porto de referência do Mediterrâneo, destino de importação de bobinas de papel e ponto de partida da exportação do produto final da economia marroquina. Tânger Free Zone, a outros 20 quilómetros da fábrica, é uma zona de livre comércio entre Marrocos e a União Europeia, e um catalisador da actividade económica. São factores que, juntamente com a sua localização entre as cidades de Tânger e de Tetuão, representam uma vantagem competitiva para a fábrica.