Estudo sobre 3PL aponta para reforço das parcerias entre carregadores e operadores logísticos

O 21º estudo anual dos 3PL, divulgado recentemente, mostra que os carregadores e os seus fornecedores de serviços de logística continuam a afastar-se de relacionamentos transacionais e a evoluir para parcerias significativas.

Desde que o estudo começou a ser realizado, há 21 anos, os investigadores envolvidos assistem à melhoria continua na natureza estratégica das parcerias entre carregadores e 3PL. O inquérito deste ano sugere que os 3PL e os seus clientes continuam a melhorar a qualidade dos seus relacionamentos.

Ambas as partes – 91% dos clientes dos 3PL e 97% dos 3PL – reportam que as suas relações são de sucesso e o seu trabalho está a conduzir a resultados positivos.

O estudo deste ano mostra que 75% dos utilizadores de serviços de logística (carregadores) e 93% dos fornecedores de serviços afirmam que o uso de serviços dos 3PL contribui para a redução geral dos seus custos de logística e 86% dos carregadores e 98% dos fornecedores afirmam que o uso dos 3PL contribuiu para a melhoria do atendimento ao cliente.

Paralelamente, a maioria dos dois grupos – 73% dos carregadores e 90% dos fornecedores – afirmam que os 3PL oferecem formas novas e inovadoras para melhorar a eficácia da logística. O tema do alinhamento continua relevante, sendo que os carregadores e os 3PL concordam com a importância da abertura, transparência e comunicação efectiva para o sucesso global das operações.  Entre os entrevistados, 44% dos carregadores e 86% dos fornecedores concordam que colaborar com outras empresas, até mesmo com concorrentes, permite melhores custos de logística e serviço.

Os resultados deste ano mostram também que as ofertas dos 3PL amadureceram, sendo que os carregadores estão a aproveitar cada vez mais a experiência dos 3PL. Também este ano, as actividades mais frequentemente externalizadas continuam a ser as mais transacionáveis, operacionais e repetitivas. As actividades estratégicas, IT e orientadas para o cliente, tendem a ser terciarizadas com menor frequência. No entanto, verifica-se um aumento significativo da sua externalização.

Os serviços de IT estão a tornar-se num factor diferenciador que os 3PL estão a usar a seu favor. Os carregadores continuam a depender fortemente dos serviços de IT que os 3PL oferecem. Enquanto o IT Gap – a diferença entre aquilo que os carregadores sentem que é importante e as suas avaliações actuais dos 3PL ao nível das suas capacidades de IT – estabilizou, continuando a surgir oportunidades de melhoria.

O sector dos 3PL continua a aumentar globalmente, tanto em termos de receita como de cobertura, sendo que os fornecedores estão a refinar e expandir as suas competências para aumentarem e expandirem as suas ofertas. As novas procuras dos consumidores e carregadores estão a conduzir a uma contínua evolução da indústria.

O estudo foi elaborado pela Capgemini, Penn State Smeal College of Business e Penske Logistics, tendo contado com a colaboração de empresas de todo o mundo, com especial foco no mercado norte-americano (65% dos inquiridos), de sectores como indústria, automóvel, retalho, telecomunicações, utilities, saúde e alimentação, entre outros.

 

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn17Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone