Empilhadores eléctricos da BYD entram em Portugal

byd

bydEmpilhadores eléctricos da BYD entram em Portugal

19 de Abril de 2016

Depois da Alemanha, Bélgica e Holanda, os empilhadores da BYD (Build Your Dreams), fabricante chinês de automóveis, autocarros, baterias e equipamentos de movimentação de cargas, chegam ao mercado português. A apresentação aos jornalistas europeus decorreu na passada semana, na China.
A grande inovação dos empilhadores da BYD verifica-se ao nível das baterias. As máquinas estão equipadas com baterias de fosfato de ferro-lítio, as quais têm, segundo os responsáveis da empresa, “uma vida extremamente longa”. A BYD oferece uma garantia de oito anos ou 10.000 horas, sendo que no final desse periodo de garantia, “mais de 65% da capacidade da bateria estará disponível, extendendo a vida do empilhadores durante muitos mais anos”.
Para os responsáveis, seja numa operação de um, dois ou três turnos, “com o empilhador eléctrico da BYD, tudo o que o cliente necessita é de uma bateria”, o que inclui “tanto as operações em que trabalhe habitualmente com empilhadores eléctricos, a gás ou diesel”.
Segundo os responsáveis, as baterias BYD carregam-se rapidamente, não têm efeito de memória, podendo aproveitar todos os tempos mortos para ser recarregada. O processo de carregamento é simples, bastando posicionar o empilhador ao lado do carregador BYD e conectá-lo, à semelhança do que acontece com um telemóvel. O equipamento mantém-se a carregar até que seja necessário utilizá-lo novamente. De acordo com os responsáveis da empresa, as cargas parciais não afectam a vida útil da bateria. “A carga rápida permite trabalhar em turnos duplos ou triplos com unicamente uma bateria”. As baterias são 100% livres de manutenção, nomeadamente reenchimento de água destilada, verificação dos níveis ou revisões.
A carga “ultra-rápida implica ganhos devido à eliminação da necessidade de baterias adicionais, permitindo ganhos na mão-de-obra empregada na mudança de baterias”. Além disso, “a carga fria a transferência energética ultra-eficiente implicam ganhos diários durante a carga e uma redução da factura energética”.
As baterias têm diversas certificações de segurança, tendo sido expostas as condições adversas, nomeadamente fogo, curto-circuito, sobrecargar, perfuração, imersão em água ou choque.
A BYD fabrica empilhadores contra-pesados eléctricos nos modelos de 1.6 toneladas, 1.8 toneladas (nomeado para os IFOY Awards), 2.0 toneladas, 2.5 toneladas e 3.5 toneladas. Em relação aos restantes equipamentos de armazenagem, disponibiliza o porta-paletes eléctrico de 2 toneladas e o stacker de 1.4 toneladas.
Em Portugal, a nova marca de empilhadores é representada pela empresa Dupla Elevação, com sede na Venda do Pinheiro. Além do mercado nacional, a BYD acaba de entrar simultaneamente no Reino Unido, Espanha, Suíça e Irlanda. O mercado francês deverá receber os primeiros equipamentos no segundo semestre de 2016.
A Logística Moderna viajou à China a convite da BYD. Veja a reportagem na íntegra no próximo número impresso.

Written by