EMEL compra cinco Renault Kangoo eléctricos para a sua frota

EMEL compra cinco Renault Kangoo eléctricos para a sua frota

29 de Janeiro de 2014

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) comprou cinco Renault Kangoo, 100% eléctricos. A entrega dos veículos aconteceu a 8 de Janeiro, sendo que, de acordo com a Renault “esta é a primeira frota em Portugal de veículos comerciais ligeiros zero emissões e integra-se na política de renovação de frota da EMEL que privilegia soluções mais económicas e amigas do ambiente”.

A EMEL integra o projecto europeu FREVUE (disponível em www.frevue.eu) que testará a utilização de veículos eléctricos na área logística e é também, neste âmbito, que concretiza a aquisição desta primeira frota, em Portugal, de veículos comerciais ligeiros zero emissões.

Para o presidente da EMEL, António Júlio de Almeida, “o programa FREVUE é uma oportunidade muito interessante para incluir veículos eléctricos na frota EMEL, para testar a sua eficácia para as nossas funções e para desenvolver a progressiva renovação da frota, que deve ter em conta critérios ambientais, de eficiência e de custo de utilização”.

Como acrescenta, “estamos convencidos, que os nossos novos veículos eléctricos vão responder com eficácia às nossas necessidades logísticas de mobilidade e que vão servir de exemplo para a adopção deste género de soluções mais amigas do ambiente por parte de outras empresas nacionais e europeias”.

O projecto Frevue envolve um consórcio com autoridades, indústria e universidades de oito Estados Membros da União Europeia, que pretende demonstrar soluções logísticas com a aplicação do veículo eléctrico para optimização da eficiência logística urbana e para melhoria da gestão do fluxo de transporte e redução do impacto ambiental em áreas urbanas. Lisboa é uma das oito cidades eleitas para acolher este projecto, liderado por Londres, e que conta com a participação de Madrid, Estocolmo, Oslo, Roterdão, Amesterdão e Milão.

Este projecto foi seleccionado pela Comissão Europeia, em competição com outros consórcios internacionais, no âmbito do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (7.º PQ).

Written by