Elpor desenvolve nova plataforma logística e faz alterações na distribuição

Elpor desenvolve nova plataforma logística e faz alterações na distribuição

18 de Março de 2014

A Elpor, dedicada à comercialização de produtos e soluções para o segmento de material eléctrico, está empenhada no desenvolvimento da sua nova plataforma logística, bem como na realização de outros investimentos afectos à logística e distribuição.

 

“Nos últimos 12 meses, temos vindo a reconstruir a nossa plataforma logística, quer na renovação dos racks, assim como, e principalmente, ao nível do novo layout do armazém”, avança Nuno Soares, purchasing manager da Elpor, à Logística Moderna. Como refere, “esta alteração teve por base a renovação estrutural do armazém, tendo em vista a gestão inteligente do armazém e leitura óptica (código de barras), com o objectivo de conferir maior produtividade no picking e diminuição dos erros do mesmo”.

Ao nível da distribuição nacional, a empresa contratou também dois novos transportadores, “um para pequenos volumes e outro para os grandes volumes, por questões relativas a uma maior especialização ao nível da tipologia de cargas e sua consequente optimização e competitividade de preços.” Como refere Nuno Soares, actualmente a empresa já conta com um sistema de GPS na frota, track&trace, sistema de gestão de transportes. No entanto, irá implementar, em breve, “o sistema de gestão de armazéns e leitura óptica dos códigos de barras (em rack)”.

Ainda ao nível da distribuição, a Elpor alterou, recentemente, a sua rota, “tornando-a automática e conferindo maior optimização e rapidez”. Adicionalmente, “a embalagens que utilizamos na distribuição, encontram-se dentro da metodologia lean, uma vez que são reutilizadas das que provêem dos nossos fornecedores, minimizando o desperdício e eliminando os custos nesta área”.

Já ao nível da rede dos fornecedores, “esta é dinâmica e está, intrinsecamente relacionada com as novas necessidades do mercado eléctrico e, como tal, novos parceiros de negócio para a obtenção da solução global Elpor”.

Apesar de salientar que a metodologia lean está mais direccionada para as áreas de produção e construção, Nuno Soares, salienta que “a construção de um processo que tenha em conta este conceito é algo que se encontra nos nossos objectivos, nomeadamente na linha de produção de quadros eléctricos, que também temos na nossa cadeia de valor, para além da distribuição que já tentamos aplicar de forma regular”.

O responsável acrescenta ainda a aposta da empresa no “desenvolvimento e implementação regular dos diálogos/gestão electrónica de documentos entre a Elpor e os fornecedores, com integração no ERP, através de protocolos EDI, Agefenet e outros, até ao desenvolvimento de plataformas B2B e B2C (compras online).

A empresa, com uma experiência de mais de quatro décadas, trabalha em parceria com alguns dos principais fabricantes mundiais ao nível do material eléctrico, disponibilizando desde as pequenas peças até colunas e materiais de grande porte.

Written by