Eberspaecher inaugura nova fábrica em Tondela

A fabricante alemã Eberspaecher inaugurou, na passada quinta-feira, a sua primeira fábrica de componentes de tecnologia de escape em Portugal. A unidade conta com 27.500m2 de área de produção, centro de logística e escritórios, e está localizada em Tondela.

A fábrica portuguesa dedica-se à produção de sistemas de pós-tratamento de gases de escape para automóveis de passageiros (gasóleo e gasolina), tais como catalisadores, filtros de partículas de gasolina e sistemas de silenciador. Em pleno funcionamento, em 2020, esta unidade terá capacidade para produzir 2,5 milhões de componentes de sistemas de escape, ou seja, a produção de um catalizadores a cada 25 segundos. A fábrica portuguesa serve os construtores internacionais de automóveis nos mercados de Portugal, Espanha e Norte de Marrocos, e emprega 120 funcionários, estando prevista a expansão para os 550 até 2020.

Thomas Waldhier, COO da Eberspaecher Exhaust Technology, aponta que “com esta fábrica, ampliamos consistentemente a nossa rede europeia de produção de tecnologia de escape”. Como refere, “em Tondela encontramos as melhores condições para criar uma proximidade adicional aos nossos clientes em toda a Península Ibérica. Ficamos convencidos, não só pela excepcional infra-estrutura logística, como pela disponibilidade de pessoal com formação de topo”.

À Logística Moderna, Markus Alles, global operations do grupo, explicou que o centro logístico conta com 6.000m2 e é composto por cinco portas principais para entrega e saída de mercadorias. Este ano, a empresa conta com um movimento médio de 15 camiões por dia. Porém, explica que “tem uma grande flexibilidade em termos logísticos, conseguido adaptar-se em termos de saídas e entradas de acordo com as suas necessidades”, sendo que a empresa conta com uma logística completamente integrada com a produção. Quanto ao futuro da logística da empresa, o responsável explica que “a logística irá acompanhar o crescimento da produção”, em termos de dimensão e complexidade.

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn17Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone