A partir deste mês, a DHL Express, que até aqui assegurava o serviço de transporte expresso internacional e de transporte terrestre doméstico, irá dar lugar a duas organizações distintas: a DHL Express e a DHL Parcel.
Com esta aposta, a DHL Express volta a centrar a sua actividade no transporte expresso internacional por via aérea, reforçando as suas capacidades num sector que continua em franco crescimento em Portugal, e a DHL Parcel passa a gerir o transporte terrestre nacional e internacional de encomendas e investirá no domínio do comércio electrónico, área actualmente em forte expansão. “Esta nova realidade permite que cada uma das empresas possa focar-se ainda mais em cada um dos negócios e corresponder de forma mais efectiva às exigências do mercado e às necessidades específicas dos nossos clientes”, afirma Américo Fernandes, director-geral da DHL Express Portugal.
“A separação foi feita de forma gradual e ambas as empresas já estão a funcionar em pleno”, acrescenta. Na direcção-geral da DHL Express Portugal manter-se-á Américo Fernandes e na DHL Parcel Jorge Oliveira, que até ao momento desempenhava a função de director de marketing e vendas da DHL Express.
Esta decisão afectou, não só Portugal, como o mercado espanhol. Neste sentido, segundo a imprensa especializada espanhola, a DHL Parcel Iberia conta com um total de 1.800 colaboradores (1.600 em Espanha e 200 em Portugal). Já a DHL Express conta com 1.200 colaboradores (900 em Espanha e 300 em Portugal). Este novo modelo segue os modelos desenvolvidos na Alemanha, Holanda, Polónia, Eslováquia e República Checa.