DGRM conclui as dragagens em Póvoa de Varzim e Vila do Conde

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informou esta semana que já foi concluída a fase de dragagens 2022 em Póvoa de Varzim e em Vila do Conde, sob responsabilidade da DGRM, no âmbito do Contrato Plurianual para os Portos do Norte.

Em Póvoa de Varzim os trabalhos terminaram na semana passada, tendo compreendido a dragagem da barra (-6.0m ZH), canal de acesso ao porto (-5.0m ZH) e cais dos combustíveis (-2.5m ZH), totalizando um volume de cerca de 80.000 metros cúbicos de sedimentos removidos.

No porto de Vila do Conde os trabalhos terminaram, também, recentemente e envolveram a dragagem da barra (-4.0m ZH) e do canal de acesso (-3.0m ZH), perfazendo um volume de 55.000 metros cúbicos de sedimentos retirados.

«Estas intervenções reforçam a segurança marítima nestas barras e as condições de operacionalidade de ambos os Portos», adianta a entidade.

A DGRM tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o setor marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e atividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos.

Written by