Deliver em Lisboa

Aproveitando a realização da Conferência DELIVER – The European Rendezvous for E-Logistcs em Lisboa, nos próximos dias 5 e 6 de Junho, no Centro de Congressos do Estoril, a Logística Moderna falou com Stéphane Tomczak fundador do evento, sobre as perspectivas e oportunidades que este pode trazer.

Qual é o conceito da Conferência?

O conceito é a organização de um evento de liderança, que reúna decisores dos maiores retalhistas europeus e fornecedores de soluções para este mercado. A Ideia é juntar os membros deste sector para permitir network, troca de ideias …

Quantas edições é que o Deliver já teve?

Esta é a quarta edição, já organizamos três edições antes desta: no Luxemburgo, Berlim, Londres e agora Lisboa. Cada edição é sempre organizada numa cidade diferente.

Porquê Lisboa?

Quando perguntámos aos participantes onde gostavam que fosse a próxima, Lisboa foi uma das cidades mais votada, mas também porque Lisboa tem uma imagem de cidade moderna, muito aberta às questões tecnológicas, todos estes aspectos levaram-nos a optar por Lisboa, foi uma escolha fácil este ano.

A conferência é verdadeiramente internacional, os seus participantes vêm de muitos países?

O seu carácter internacional está a aumentar, o ano passado tivemos representantes de 30 países, este ano já temos 40 países. Embora tenhamos participantes que vêm de todos os continentes somos acima de tudo um evento europeu. Os países com maior número de participantes são o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos. E este ano Portugal está muito bem representado.

Quais são os temas principais ou principal da conferência?

O grande tema este ano é o progresso na área da Inteligência Artificial (IA), no retalho e operações. Trata-se de um tema que tem tido uma cobertura extensa dos Media, mas ainda não é claro para muitas pessoas até que ponto é que a IA, enquanto tecnologia está pronta para uma utilização prática. É isso que queremos apresentar, que a IA já não se limita à investigação e desenvolvimento, mas que é algo que começa a ser implementada na prática por muitas empresas nas suas operações. Vamos apresentar situações de aplicação na Supply Chain (abastecimento e entregas), mas também no retalho propriamente, com apresentação de novos formatos de lojas, com sistemas sem checkout físico.

Mas também vão abordar temas ligados à digitalização e automação do armazém?

Sim é verdade, mas na presente conferência, essas soluções também vão ser abordadas numa óptica de IA.

Vamos ter oradores de topo que representam empresas de importantes a nível internacional?

Temos oradores de toda a Europa, dos EUA, da China. Por exemplo da China, vamos ter um orador da Alibaba. Vamos ter um orador da Ocado, um exemplo excelente de automação no armazém e do papel que a IA tem, vamos ter a Uber, mas temos muitos nomes conhecidos, eBay, Sonae, Decathlon, Atos, etc. Todos os oradores vêm falar de projectos que estão a implementar.
Por outro lado temos também participantes de empresas grandes internacionais, que podem não ser oradores, que vêm à conferência para se reunirem com patrocinadores, fazerem Networking, participar nos workshops, como por exemplo a Amazon.
Embora o evento tenha uma parte de substância, as sessões plenárias, na realidade o forte desta conferência é o Networking. Os workshops, as demonstrações, as novidades em termos de tecnologia. Vamos ter presentes oitenta e duas empresas fornecedoras de soluções tecnológicas presentes dos sectores Supply Chain, tecnologias e embalagem. Estas empresas são também muito internacionalizadas e são de países tão díspares como a Índia, China ou os EUA.
Em termos de conteúdos podemos dizer que o tempo se divide em quatro horas de sessões plenárias e dez horas de workshops (vinte no total), isto ao longo de dois dias.
Gostaria de destacar que os conteúdos são muito globais, acompanham o facto de termos uma participação muito internacionalizada. No caso das sessões plenárias vamos ter oradores da Europa, dos EUA e da China.

Sabe se algumas das empresas presentes, oradores ou fornecedores, vão apresentar algo que seja totalmente novo?

Sim, muitas vão fazer apresentações e aproveitar a oportunidade para apresentar novos produtos e serviços. Gostaria de destacar que os conteúdos são muito globais, acompanham o facto de termos uma participação muito internacionalizada.

A participação como funciona?

Os retalhistas, são convidados e não pagam qualquer fee. Têm de reunir algumas condições, mas se as preencherem são convidados. Se um leitor da Logística Moderna quiser participar, ainda o pode fazer. Basta ir à zona de registo no Site do evento Deliver (www.deliver.events), onde há uma zona para os retalhistas solicitarem um convite, tem de preencher um formulário e se preencher as condições é convidado.

Como tem sido a evolução da conferência em termos de números?

Este ano temos um pouco mais de 1.000 participantes e 82 patrocinadores com área de exposição e 40 países participantes. A participação tem crescido todos os anos. Começámos com 360 participantes e 20 países.

Written by