DB Schenker investe em robots móveis autónomos para a automatização inteligente dos seus armazéns

A DB Schenker anunciou um investimento de 31 milhões de dólares na empresa croata especializada em soluções robóticas e de Inteligência Artificial, Gideon Brothers, para acelerar o desenvolvimento e a comercialização dos seus robots móveis autónomos para a automatização dos seus armazéns. Esta tecnologia já foi implementada nas instalações da DB Schenker em Leipzig, Alemanha. Além disso, Xavier Garijo, membro do Conselho de Administração de Contract Logistics da DB Schenker, tornar-se-á membro do Conselho de Administração da Gideon Brothers.

Segundo Xavier Garijo, esta parceria assegura «o nosso acesso às melhores soluções robóticas e inteligentes de manuseamento de mercadorias, permitindo-nos servir os nossos clientes da forma mais eficiente. Até à data, a nossa colaboração com a Gideon Brothers demonstrou com casos de uso reais os processos de entrada e saída no ambiente do armazém. Além disso, vemos outras possibilidades de aplicação desta tecnologia e estamos entusiasmados por aprender como podemos criar o “armazém do futuro. Através desta parceria com a Gideon Brothers, pretendemos desafiar o que foi estabelecido até agora na DB Schenker e revolucionar os modelos de negócios logísticos».

A Gideon Brothers é especializada na automatização flexível de processos verticais e horizontais de manipulação de materiais no sector da logística, armazenamento, fabrico e venda a retalho. Com robots móveis avançados e técnicas de software avançadas para operações autónomas interiores e exteriores, a empresa fornece soluções para resolver os desafios mais complexos da cadeia de abastecimento: aumento das expectativas dos clientes, aumento da variabilidade dos produtos e volumes logísticos, a crescente variedade de canais de distribuição e, por último, mas não menos importante, a escassez de mão-de-obra.

De acordo com um estudo recente da ABI Research, o mercado global da robótica móvel deverá crescer para 158,6 mil milhões de dólares até 2030. Até lá, haverá mais de 15 milhões de robots móveis autónomos no mundo e algum tipo de Percepção Visual impulsionará 90% destas máquinas.

Written by