Dachser inaugurou novas instalações do Corporate IT Hub no Porto

A Dachser inaugurou, no passado dia 20 de outubro, as novas instalações do Corporate IT Hub Portugal no edifício ICON Douro, no Porto. O espaço, com cerca de 750 m², passa a acolher os 67 colaboradores que integram a equipa e que representam oito nacionalidades. Até final de 2025, este número deverá ascender a 90, consolidando o Porto como o segundo maior centro digital da multinacional alemã, logo a seguir à sede de Kempten, na Alemanha.

Em funcionamento desde o último trimestre de 2024, o Corporate IT Hub Portugal reforça a capacidade global de inovação e digitalização da Dachser. A par das unidades corporativas de IT da Alemanha, França, Hong Kong e Estados Unidos, este centro assume, segundo a empresa, “um papel fundamental no desenvolvimento e otimização dos sistemas centrais da empresa, responsáveis pela gestão integrada do transporte e armazenamento, pela segurança informática e pela implementação da estratégia digital do grupo”.

No Porto, a equipa contribui para diversas áreas estratégicas e a sua experiência abrange áreas como engenharia de software, desenvolvimento front-end e back-end, design de interface e experiência do utilizador (UI/UX), análise de dados, controlo de qualidade, infraestrutura em cloud e gestão de projetos. “Para atingirmos o nosso objetivo de nos tornarmos o fornecedor logístico mais integrado do mundo, temos também de ser o mais digitalizado. O Corporate IT Hub em Portugal reforça as nossas capacidades digitais e apoia o crescimento da empresa”, afirma Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) da Dachser.

Sobre a escolha da cidade para implementar este projeto, Ralf Morawietz, CIO da Dachser, explicou que a “a cidade do Porto oferece um elevado nível de inovação e competência em tecnologia e cibersegurança, bem como acesso a talento excecional na área das TI. Está, sem dúvida, a caminho de se tornar um dos mais importantes polos tecnológicos da Europa.”

“A digitalização é um dos eixos estratégicos prioritários da Dachser. Para além de garantir competitividade e eficiência, assegura a evolução contínua do negócio, sustentando a missão da empresa em ser não só o prestador de serviços logísticos mais integrado, mas, também, o mais digitalizado. A estratégia de digitalização combina aplicações digitais centradas nas necessidades dos clientes, sistemas altamente integrados para transporte e armazenamento e uma abordagem focada nas pessoas, que fomenta uma mentalidade digital em toda a organização”, adiantou a empresa em comunicado.

A tecnologia ocupa um lugar central nas operações da Dachser, permitindo um elevado nível de integração e apoiando o crescimento da empresa. Ao integrar funcionalidades digitais na sua rede logística global, a empresa consegue aumentar a eficiência, reduzir tempos de resposta e oferecer soluções mais precisas, tendo em conta as necessidades dos clientes e parceiros. O investimento em IT Hubs Corporativos, como o do Porto, é essencial para reforçar a capacidade digital, desenvolver novas soluções e proporcionar um suporte mais ágil e direcionado.

O Corporate IT Hub do Porto será o segundo maior centro de IT da Dachser, logo após Kempten, na Alemanha. As previsões de crescimento passam por atingir cerca de 90 colaboradores até final de 2025 e mais de 120 até final de 2026.

Written by