Cushman & Wakefield apresenta Marketbeat Portugal Outono 2014

Cushman & Wakefield apresenta Marketbeat Portugal Outono 2014

29 de Setembro de 2014

O primeiro semestre deste ano foi marcado por uma maior actividade no mercado imobiliário industrial e logístico, embora maioritariamente caracterizado por intenções de ocupação em oposição a negócios concretos, revela a Cushman & Wakefield (C&W).

Segundo a C&W, a procura de espaços mantém-se maioritariamente motivada pela optimização dos custos de ocupação, com os inquilinos a procurarem tirar partido de condições de mercado mais vantajosas.

Algumas empresas, começam a colocar em prática os seus planos de crescimento, como é o caso da Conforama, que anunciou recentemente a instalação do seu novo centro logístico no parque logístico de Cabra Figa, em Sintra, indo ocupar um total de 6.000m2. Por outro lado, a empresa refere que são diversos os negócios actualmente acordados por motivo de necessidades pontuais de ocupação, a maiorira deles de pequena dimensão, inferiores a 1.000m2.

Quanto à oferta futura, esta “mantém-se estagnada, havendo hoje um menor número de promotores activos no mercado. Para tal contribuiu o excesso de oferta em algumas zonas, assim como a falta de viabilidade financeiras para o desenvolvimento de projectos novos neste sector, fruto dos elevados custos de financiamento e da incerteza quanto à capacidade de obter um rendimento do imóvel sustentável no curto e médio prazo. Uma consequência directa da não viabilidade dos projectos de promoção é a quase ausência de venda de terrenos.

Quanto às rendas, tanto na Grande Lisboa como no Porto, estas sofreram uma quebra generalizada nos valores máximos pedidos, reflectindo a adequação da oferta à procura existente.

Neste momento, a renda prime, segundo a C&W, no eixo Alverca-Azambuja situa-se entre os 3,5 e 3,75 euros/m2/mês. Já no Porto, pela maior escassez de oferta de qualidade, o valor máximo atinge os 4 euros/m2/mês. A C&W identifica ainda o eixo de Almada-Setúbal com rendas entre 2 euros/m2/mês e 2,75 euros; o eixo de Loures com valores de 3,75 a 4 euros; o eixo do Montijo e Alcochete com rendas entre 3 euros e 3,5 e o de Sintra-Cascais entre 3,5 e 4 euros.

Written by