CTT reforçam operação ibérica para responder ao aumento da procura na peak season

Os CTT – Correios de Portugal vão reforçar a sua operação de tratamento e distribuição de encomendas para dar resposta ao aumento significativo da procura durante a peak season, período que decorre entre a Black Friday (28 de novembro) e o Dia de Reis (6 de janeiro).

Nesta fase, o grupo prevê que o volume de envios deverá crescer cerca de 15% em toda a Península Ibérica, podendo ultrapassar os 30% na semana de maior movimento, esperada para meados de dezembro. Estima-se que, nessa semana, sejam processadas pelos CTT mais de 5 milhões de encomendas.

Assim, os CTT vão implementar, a nível ibérico, várias medidas de reforço operacional, nomeadamente a contratação de 970 pessoas na Península Ibérica para as áreas de operação, distribuição e apoio ao cliente. Em Portugal o apoio ao cliente é ainda complementado com o Chat Bot “Helena” – a assistente virtual inteligente, disponível 24 horas por dia.  Vai ser ainda feito, neste período, um aumento do número de rotas, passando os CTT a operar com mais de 2400 rotas suplementares.

A cobertura ibérica integral das operações dos CTT, será assegurada através dos 80 centros operacionais, 30 dos quais totalmente automatizados e 17 servindo os dois países, com capacidade de tratamento de 800 mil encomendas por dia.

O pico da atividade é esperado na segunda semana de dezembro, altura em que se prevê que este número atinga os 5 milhões de encomendas entregues, sendo esperado que a distribuição diária nalguns dias desta campanha possa ultrapassar o milhão de encomendas.

Em Portugal, o processamento será reforçado com a inauguração de um novo centro de processamento de encomendas – o Centro Operacional de Rio de Mouro, na região de Lisboa – com capacidade para abastecer toda a orla ocidental da área metropolitana. Em Espanha, o aumento da capacidade está assegurado pela instalação, ao longo do último ano, de novos sorters automatizados em Madrid (Villaverde), Barcelona, Bilbau e em San Fernando de Henares.

A distribuição será alargada generalizadamente a sábados, domingos e feriados, sendo também, sempre que possível, antecipadas as recolhas junto dos clientes empresariais. As entregas podem ainda ser feitas através da rede collectt com mais de 20 mil pontos de entrega.

Os CTT alertam para eventuais esquemas de “phishing”, a que tipicamente se assiste nas alturas de maior tráfego, devendo os clientes seguir todos procedimentos para assegurar a segurança dos seus dados pessoais e bancários.

Written by