CTT investe em automatização para pequenos volumes
9 de Março de 2016
Foram ontem inaugurados os novos equipamentos de automatização do tratamento de pequeno volumes (e-commerce) dos CTT, no Centro de Produção e Logística Sul (CPL-S), em Cabo Ruivo, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.
Este centro logístico dos CTT fica agora equipado com uma máquina com capacidade para tratar 6.000 objectos por hora e que resultou de um investimento superior a 2 milhões de euros. O equipamento é o único existente na Europa e conta com a Siemens Postal, Parcel & Airport Logistics, como parceira.
O sistema recorre a tecnologia de referência em todo o mundo no aumento da produtividade, redução do esforço manual envolvido no tratamento de correio e aumento nos níveis de qualidade de serviço prestado aos clientes. Esta máquina de muito grandes dimensões está preparada para responder às novas necessidades do negócio postal, nomeadamente as decorrentes do e-commerce, automatizando o tratamento de objectos de formato não normalizado a partir dos 10 gramas e até 12kg. Está instalada no principal centro logístico dos CTT, onde o tráfego médio diário de correio entrado ascende a 2,5 milhões de objectos todos os dias, acumulando um total anual de 630 milhões.
A máquina divisora de ‘Restmail’ vai assim fazer a divisão das parcelas de acordo com o destino, permitindo aos CTT dar resposta ao crescente aumento dos volumes de encomendas em trânsito que se tem vindo a registar.