Criado acelerador de startups de logística em Azambuja
5 de Maio de 2015
A Beta-i e a Câmara Municipal de Azambuja estão a conceber um acelerador para startups de logística. O Logistics Accelerator (LogA), assim denominado, será apresentado no próximo dia 8 de Maio, em Azambuja.
O LogA está integrado na estratégia do concelho para promover o empreendedorismo e a inovação e pretende atrair startups nacionais e internacionais que se foquem em resolver problemas e desafios das empresas de logística, sediadas na região.
“Este é o primeiro acelerador de logística em Portugal e Sul da Europa, e poderá ter um impacto significativo na renovação das empresas de logística, assim como na atracção de mais jovem para o concelho”.
O acelerador é lançado pela Câmara Municipal da Azambuja em conjunto com várias empresas de logística da região, contando com o apoio da Beta-i, e visa apoiar 10 empresas de cada vez, durante um mês e meio por edição. As candidaturas irão abrir em Setembro.
A Beta-i estará envolvida na concepção, implementação e gestão do programa no concelho. Em comunicado, Pedro Rocha Vieira, presidente da Beta-i, sublinha que a empresa “conta já com a gestão de mais de 30 aceleradores de startups na sua história. Utilizamos este conhecimento acumulado para ajudar a Câmara Municipal da Azambuja a desenhar este programa que vem trazer inovação e competitividade à região”. Como refere trata-se de um dois em um: “por um lado, ajuda os empreendedores a concretizar as suas ideias de negócio e coloca-as em contacto com possíveis empresas parceiras e clientes” e, por outro lado, “é a forma de ajudar as empresas da região a responder de forma inovadora a problemas que possam ter”.
Segundo o presidente da autarquia, Luís de Sousa, “o LogA insere-se no programa de inovação que estamos a implementar para os próximos três anos no concelho da Azambuja – «Construir o futuro em torno da inovação». Este programa piloto vem dotar o município com uma estrutura que esteja focada em contribuir para o progresso das empresas do concelho, beneficiando com isso a população residente”. Como acrescenta, “em Azambuja, pretendemos que a inovação seja o motor de crescimento e prosperidade, apostando em favorecer e ajudar no apoio às actividades de investigação, desenvolvimento e inovação”.