Chep reduz emissões de CO2 em 20%
4 de Novembro de 2015
A Chep alcançou os seus objectivos de sustentabilidade de 2015 na Europa, seis meses antes do planeado.
Estes objectivos foram definidos em 2010 como parte de um plano de cinco anos. A Chep Europe reduziu as emissões de CO2 em 20%, “obteve a Certificação de Cadeia de Responsabilidade para 100% da madeira adquirida e evitou que os resíduos de madeira da Chep fossem enviados para aterros”.
Como parte deste compromisso, a empresa elaborou vários programas para alcançar objectivos, ajudar os clientes e contribuir para cadeias de abastecimento mais sustentáveis.
Por exemplo, os clientes podem utilizar a ferramenta “O poder do pooling” da Chep (www.powerofpooling.com) para calcular a redução do impacto ambiental e dos custos ao trabalharem com a empresa. Esta ferramenta tira partido de um questionário e de uma metodologia de análise do ciclo de vida para estimar as emissões de carbono, os desperdícios de madeira e em aterros, bem como a despesa anual em paletes de um cliente. Utilizando o sistema de pooling de paletes da CHEP é possível reduzir todos eles.
Os Programas de Colaboração de Clientes ajudam as empresas a optimizar custos e a reduzir o seu impacto ambiental. Um destes programas é o Transporte Colaborativo, que combina os benefícios de sustentabilidade do transporte por via rodoviária, ferroviária e fluvial.
Normalmente, um cliente entrega os produtos a um retalhista em paletes da Chep e, em seguida, volta com o camião vazio. Com o programa de Transporte Colaborativo, o camião, gerido por um prestador de serviços de logística externo, conclui uma entrega e, em seguida, recolhe as paletes vazias de um parceiro da Chep ou fornece paletes às instalações da Chepmais próximas. Este processo acaba com as deslocações dos camiões vazios e reduz os custos de transporte.
No ano passado, a empresa estabeleceu parcerias com mais de 100 clientes para eliminar mais de 4,6 milhões de quilómetros de transporte de camiões vazios e 4000 toneladas de emissões de CO2.