C&W revela dados do imobiliário industrial em Portugal

C&W revela dados do imobiliário industrial em Portugal

12 de Fevereiro de 2014

A Cushman&Wakefield (C&W) apresentou, esta semana, o Marketbeat Portugal Primavera 2014, o qual aponta para uma “recuperação ligeira” do mercado imobiliário industrial. 

 

Segundo a C&W, o “Índice de Confiança da Indústria Transformadora manteve a sua evolução positiva no segundo semestre de 2013 e, ainda que em terreno negativo, situou-se em Dezembro de 2013 nos -10 pontos, demonstrando um percurso de recuperação consistente ao longo dos últimos dois anos”.

Quanto à procura de espaços industriais registou-se em 2013 uma “evolução muito modesta da procura, com ocupações pontuais”. Especial destaque para a deslocação da Bomi Lusitana de Mem Martins para um armazém de 9.000m2 no Montijo.

Em relação à oferta futura, “mantém-se a estagnação da actividade de promoção, apenas contrariada por pequenos negócios pontuais de ocupação própria”. Segundo o documento apresentado, entre os grandes projectos, “apenas a plataforma logística do porto de Leixões tem dado sinais de actividade”. Na zona da Grande Lisboa, a plataforma logística da Castanheira do Ribatejo “não teve avanços na construção ao longo de 2013, registando-se apenas uma parceria informal com a Gazeley”. Também a plataforma logística do Poceirão se encontra “estagnada por ausência de financiamento, não havendo perspectivas de que possa avançar num futuro próximo”.

As expectativas para a evolução do sector em 2014 são “moderadamente positivas”. No entanto, “os níveis muito reduzidos de procura ao longo dos últimos anos provocaram um aumento considerável nos espaços desocupados”, sendo que as expectativas para 2014 são de “ocupação parcial de espaços já concluídos, principalmente na Grande Lisboa”. No Grande Porto “a escassez de espaços de qualidade poderá provocar alguma pressão na procura”.

A C&W aponta ainda a evolução positiva do e-commerce, a qual poderá, num futuro próximo, criar “a necessidade de armazenagem junto dos grandes centros de consumo”.

Written by