A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, e o seu parceiro estratégico FM Logistic celebram o terceiro ano de utilização de hidrogénio verde nas suas operações logísticas. Esta iniciativa, pioneira no setor, levou a uma redução significativa das emissões de CO2 na movimentação de mercadorias dentro do armazém, consolidando o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a descarbonização.
Há mais de 15 anos que a Brother e a FM Logistic trabalham em conjunto para otimizar os processos logísticos com uma abordagem sustentável. A partir de 2022, a FM Logistic incorporou o hidrogénio verde como fonte de energia para a frota de empilhadores utilizados nas operações da Brother e de outros clientes na plataforma logística de Illescas, graças à instalação de um inovador gerador de hidrogénio alimentado por energia solar. Esta tecnologia, que utiliza apenas água para gerar energia, representa um passo em frente na redução do impacto ambiental da empresa.
A eletricidade utilizada para produzir este hidrogénio provém dos painéis fotovoltaicos
situados no armazém da FM Logistic, o que garante que se trata de uma fonte de energia 100% renovável. Recentemente, a FM Logistic ampliou a sua capacidade de painéis solares, o que lhe permite cobrir 69% do consumo atual do centro.
A produção nominal da central de hidrogénio, em funcionamento a 100% durante todo o ano, é de 2 430 kg de hidrogénio verde. Esta capacidade de produção é equivalente ao consumo de 18 porta-paletes ou similares, a funcionar 12 horas por dia. O hidrogerador instalado na FM Logistic representa uma inovação fundamental no setor, uma vez que permite a produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis sem gerar emissões poluentes.
“Na Brother, acreditamos firmemente que a sustentabilidade deve ser integrada em todos os elos da nossa cadeia de valor”, afirma Alberto Garcia, diretor de operações da Brother Iberia. “A incorporação do hidrogénio verde nas nossas operações logísticas é certamente mais um exemplo dos nossos esforços para reduzir a nossa pegada de carbono e operar de forma mais eficiente e responsável. A nossa colaboração com a FM Logistic permite-nos avançar para uma redução drástica das nossas emissões, continuar a promover iniciativas que incentivam uma logística mais sustentável e eficiente, e reforçar o nosso compromisso com o meio ambiente”.
Por seu lado, Marta Simón, diretora-geral da FM Logistic Ibérica, sublinha a importância de continuar a promover este tipo de iniciativas: “A sustentabilidade é uma realidade para a FM Logistic há muitos anos. Já não é uma opção, mas sim uma obrigação que nos é exigida pelos nossos clientes, consumidores e pela nossa própria atividade diária. Temos a responsabilidade de deixar aos nossos filhos um mundo ainda melhor do que aquele em que vivemos, e na FM Logistic trabalhamos todos os dias com esse objetivo em mente”.
Este progresso faz parte da estratégia de sustentabilidade da Brother, alinhada com a sua Visão Ambiental 2050, que tem como objetivo alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas operações e minimizar as emissões em toda a cadeia de valor. Até 2030, a empresa tem como objetivo reduzir as suas emissões de alcance 1 e 2 em 65% e as emissões de alcance 3 em 30%, em comparação com os níveis de 2015.
Por seu lado, a FM Logistic partilha o compromisso da Brother com a sustentabilidade através do seu plano “Neutralidade Carbónica 2030”, com o objetivo de se tornar líder na cadeia de abastecimento omnicanal e sustentável e de conseguir uma redução progressiva das suas emissões de gases com efeito de estufa.
Compromisso com uma economia circular
Para além da utilização de energias renováveis na sua logística, a Brother continua a desenvolver outras iniciativas sustentáveis, como a remanufactura de consumíveis e equipamentos, ou a redução de resíduos. A sua abordagem de economia circular permitiu desenvolver processos de reciclagem e reutilização de materiais que ajudam a minimizar o impacto ambiental da indústria.
Com a consolidação do hidrogénio verde na sua cadeia de abastecimento, a Brother prossegue o seu caminho rumo a um modelo de negócio mais amigo do ambiente, reafirmando o seu papel de empresa empenhada na sustentabilidade e na inovação.