Brother actua com soluções de identificação e logística

A Brother começa em 1908 quando dois irmãos criaram uma máquina de costura. A empresa ao longo da sua história desenvolveu vários outros produtos até que a certa altura foi criada uma divisão de printing com o lançamento de impressoras multifunções.
Neste momento o mercado do printing começa a abrandar, a empresa decidiu aproveitar o seu know how para se lançar noutras áreas, etiquetagem, scanners documentais e impressão portátil.
Hoje lança todos os anos produtos novos nestas três áreas o que lhe tem permitido ganhar quota de mercado. Nos scanners documentais em 2017 a Brother foi líder de mercado e em 2018 continuou a crescer neste segmento.
Na área de identificação e logística, a Brother está activa em vários sectores verticais: na logística e transportes; na identificação alimentar e na saúde. Tem lançado produtos novos «mais compatíveis com as necessidades dos clientes, pois há várias linguagens de impressão com que os nossos equipamentos não eram compatíveis, mas neste momento já o são». Este ano a empresa vai lançar uma nova impressora de tecnologia térmica directa e no final do ano vão surgir novos equipamentos de transferência térmica.
A tecnologia térmica divide-se em duas soluções diferentes: a térmica directa e a transferência térmica. Na térmica directa o consumível é térmico e não há necessidade de mais nenhum consumível. Na transferência térmica há algo que é transferido para a etiqueta através dos conhecidos ribbons.
A tecnologia térmica directa tem a vantagem de não haver preocupações com consumíveis, como em 2017 a Brother foi líder de mercado e em 2018 continuou a crescer neste segmento, tonners etc. «Esta tecnologia é mais económica para quem tem um baixo volume de impressão. Quando as necessidades são de um sistema de etiquetagem mais industrial aí a transferência térmica é mais económica e vantajosa.»

Tecnologia associada
O software da Brother incluído com os seus equipamentos de impressão de etiquetas é um software profissional próprio que permite a ligação a bases de dados excel, SQL, etc, permite a impressão de códigos de barras, datas e horas automáticas (actuais e futuras) para rastreabilidade, numeração sequencial automática entre outras funcionalidades.
Se se quiser integrar com um ERP, a Brother tem as ferramentas próprias para se poder fazer isso, os chamados SDK, para integrar com os ERP. Estas ferramentas são disponibilizadas ao integrador, o que depois permite imprimir a partir do ERP.
Na gama de equipamentos de etiquetagem, nas chamadas impressoras de mesa, a empresa disponibiliza acessórios que as complementam e as tornam portáteis. Uma que tem uma base de bateria, um painel e teclado o que lhe permite imprimir autonomamente sem necessidade de um computador. O equipamento tem uma base de dados de templates carregados na máquina e o utilizador pode andar com um carrinho pelo armazém e imprimir facilmente.
Dispõe ainda das impressoras portáteis, sejam elas de rolo de 2, 3 ou 4” e ainda uma impressora térmica portátil A4 única no mercado. Estas podem ser ligadas por bluetooth ou wi-fi a um tablet, telemóvel ou PDA, para uma impressão onde quer que esteja..

Reetiquetação de produtos garante traçabilidade
A Brother, tem soluções para etiquetar produtos. Estas soluções são úteis na área da segurança alimentar, pois permitem conservar a identificação e garantir a rastreabilidade do produto. Ao permitir manter a identificação do produto enquanto este está a ser manipulado. Um profissional da restauração ou hotelaria, pode abrir um produto para ser cozinhado ou descongelado e cumprir as normas legais que obrigam a saber quando é que começou a descongelação, quando está pronto e que tempo pode estar em exposição antes de ser consumido. Esta solução permite manter o controlo da traçabilidade, evitando o desperdício de produto que teria de ocorrer se a traçabilidade do mesmo fosse perdida.                                                                                                                                                                      A Brother inclui um software profissional de desenho de etiquetas com as suas impressoras de etiquetas. No entanto, caso necessite de uma aplicação ou ERP para gestão e rastreabilidade, este terá que ser adquirido a terceiros, podendo então integrar as impressoras da Brother como o equipamento de impressão das etiquetas.
Acresce que a identificação alimentar é um dos itens a que hoje o consumidor dá mais atenção, por se tratar de algo que contribui para evitar risco de segurança alimentar.
etiquetar produtos.
A nível hospitalar, a Brother também tem várias soluções, de rastreabilidade, e impressoras como a família TD2, que imprimem as pulseiras dos pacientes.

Written by