Autoridades portuárias líderes combinam forças num Programa de Acção Climática

O porto de Rotterdam Authority anunciou o lançamento do World Ports Climate Action Program. Nesta nova iniciativa internacional, as autoridades portuárias de Hamburgo, Barcelona, ​​Antuérpia, Los Angeles, Long Beach, Vancouver e Roterdão vão unir forças e trabalhar juntas em vários projectos para enfrentar o aquecimento global.
Segundo Allard Castelein: “O Acordo de Paris estabeleceu uma meta clara. Precisamos de limitar o aquecimento global bem abaixo de 2 ° C. É vital, neste contexto, reduzir as emissões geradas pelo transporte marítimo. Como centros críticos na rede global de transporte marítimo, estou convencido de que os portos podem dar uma contribuição significativa. Tenho a satisfação de ver que as autoridades portuárias internacionais assumiram um papel de liderança nessa área, comprometendo-se com projetos colaborativos que possam avançar ainda mais a descarbonização do sector de transporte marítimo. ”
O Programa de Ação Climática para os Portos Mundiais concentra-se nas seguintes acções:
– Aumentar a eficiência das cadeias de abastecimento usando ferramentas digitais;
– Adoptar abordagens de políticas públicas comuns destinadas a reduzir as emissões em grandes áreas geográficas;
– Acelerar o desenvolvimento de soluções de fornecimento nos portos de energia renovável para os navios e outras soluções de emissão zero;
– Acelerar o desenvolvimento de combustíveis baixos em carbono, que sejam sustentáveis ​​comercialmente e viáveis ​​para utilização no transporte marítimo e de infra-estruturas para a electrificação de sistemas de propulsão de navios.
– Acelerar os esforços para descarbonizar completamente as instalações de movimentação de carga nos portos aderentes.
– As organizações de Autoridade Portuária convidam a indústria de transporte marítimo e os outros portos a unirem-se ao compromisso de cumprir o Acordo de Paris e a trabalhar, conjuntamente em acções que produzam resultados mensuráveis.
– Para aumentar o impacto do programa, a rede de autoridade portuária pede aos governos e reguladores que adoptem políticas globais – ou, no mínimo, internacionais – para a fixação de preços de CO2 e que forneçam apoio financeiro para projectos-piloto e pesquisa e desenvolvimento relevantes.
Os participantes do Programa de Acção Climática do World Ports vão trabalhar em colaboração estreita com as partes interessadas dentro e fora do sector marítimo. Como primeira acção, os parceiros vão elaborar um plano de trabalho. Vão igualmente usar o Programa de Sustentabilidade dos Portos Mundiais (https://sustainableworldports.org) para ir dando a conhecer o progresso deste programa de Acção Climática.

Written by