Antonov transportou equipamentos portugueses do Porto até Buenos Aires

Antonov transportou equipamentos portugueses do Porto até Buenos Aires

13 de Janeiro de 2015

De forma inédita, cargueiro Antonov 124 foi responsável pelo transporte de uma carga muito especial, desde o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, para a capital Argentina, Buenos Aires.

A EDESUR, a utility eléctrica responsável pela comercialização e distribuição de energia a Buenos Aires, lançou um concurso internacional para a aquisição de três subestações móveis. A condição para a adjudicação consistiu em obter a garantia, por parte do fornecedor, quanto à entrega dos três equipamentos num curtíssimo intervalo de tempo, com o exigente objectivo de os colocar em serviço a tempo da época natalícia, altura do ano em que ocorrem os maiores picos de consumo de electricidade.

O prazo de entrega era curto, mas a Efacec conseguiu fazer três subestações em seis meses para enviar a bordo de aviões Antonov, a tempo de evitar um apagão no Natal argentino.

Para este projecto, cada subestação móvel é composta por três veículos: o de Alta Tensão com 8,5 m comprimento e 13,5 tons de peso, o de Média Tensão com 9 m comprimento e 15,5 tons de peso e finalmente o do transformador com 14,5 m de comprimento e um peso de 57 tons! Estas subestações são capazes de receber energia com tensão de 132 kV e distribuir uma potência de 35 MVA.

O transporte por via aérea já estava equacionado, a pedido do cliente e atendendo aos curtos prazos de entrega estabelecidos.

Veja aqui mais em detalhe a reportagem realizada pelo Porto Canal sobre esta operação de transporte especial.

Written by