Logiters reforça rede de distribuição em temperatura controlada para sector farmacêutico
14 de Abril de 2015
O operador logístico Logiters Portugal concluiu o processo de reorganização da sua frota para o transporte em temperatura controlada (15º a 25ºC), complementando a rede actual de distribuição de frio activo.
Este processo, agora concluído, visou a reestruturação do seu serviço de transporte de produtos farmacêuticos e arrancou no início de 2014.
No âmbito das acções de melhoria que tiveram lugar ao longo deste projecto destacam-se a expansão do transporte em temperatura controlada. Segundo a empresa, “esta decisão responde sobretudo à necessidade de adaptação à nova GDP (2013/C68/01), fundamental para garantir a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos distribuídos”.
O projecto reestruturação foi desenvolvido em várias fases, “nas quais trabalhámos na selecção de parceiros de transporte estratégicos, definição de percursos, redimensionamento da frota (com cerca de 100 veículos) e na escolha da melhor opção de software de monitorização, medição e registo de temperaturas, assegurando o controlo da cadeia de frio”.
As viaturas a temperatura controlada (15º e 25ºC) juntam-se à frota já existente de viaturas refrigeradas (2ºC e 8ºC), formando uma sólida rede de distribuição de frio validado com capacidade para cobrir as entregas nos seus diversos canais (grossistas, farmácias, parafarmácias, clínicas, hospitais e entregas personalizadas ao domicílio), no continente e principais ilhas”.