Portos portugueses vão até Badajoz

Portos portugueses vão até Badajoz

28 de Novembro de 2014

Desde ontem que os portos de Sines, Lisboa e Setúbal e a Plataforma Logística del Sureoste Europeo de Badajoz (PLSWE) participam numa acção comercial conjunta em Badajoz, Espanha. É a Fehispor, que decorre até dia 30 de Novembro, em Badajoz.

 

Para além de um stand partilhado na Fehispor – Feria de España y Portugal, a decorrer até dia 30 de Novembro, com o mote “Directo ao Atlântico/Directo al Atlantico”, o programa inclui, ainda, vários encontros com empresários, entidades oficiais e comunicação social da Extremadura.

Esta iniciativa enquadra-se no projecto do Corredor Logístico Portuário do Atlântico, que inclui como parceiros iniciais, e para além dos três portos e da Plataforma de Badajoz, também a CP Carga e outros parceiros privados. Pretende-se construir, em conjunto, uma oferta logístico-portuária mais competitiva e com maior valor para o cliente.

O projeto visa facilitar a ligação destes três portos da margem atlântica nacional às indústrias da Extremadura, através de um corredor de transporte de mercadorias, suportado na Plataforma de Badajoz, que possibilitará uma maior consolidação logística.

Este projecto tem sido acompanhado por um grupo de trabalho que tem analisado os pontos a melhorar no corredor rodoferroviário actual e, por outro lado, pretende actuar conjuntamente para reduzir alguns constrangimentos nas cadeias de distribuição de mercadorias que utilizam os portos de Sines, Lisboa e Setúbal para exportação/importação de produtos da Extremadura e do Alentejo, incluindo, a médio prazo, o alargamento do hinterland até Madrid. Visa-se ainda contribuir para a eliminação de algumas barreiras operacionais e técnicas, como standards pouco compatíveis com o tráfego ferroviário, procurando acompanhar as tendências tecnológicas.

O projecto integra localizações geográficas que fazem parte do Corredor do Atlântico da RTE-Transporte (RTE-T) que liga, para além de cada um dos 28 Estados-Membros entre si, os países vizinhos da União Europeia e ao resto do mundo.

Written by