Depois de introduzir as vendas online em todo o mercado ibérico durante o ano passado, o grupo IKEA está a reforçar a sua logística para responder ao crescimento deste negócio e reduzir os custos das entregas ao domicílio.
Neste sentido, empresa sueca está a desenvolver um novo centro logístico em Tarragona para gerir toda a logística do e-commerce de Portugal, Espanha e Sul de França, prevendo ainda investir em novos centros logísticos e pontos de recolha em toda a Península Ibérica.
Segundo Tolga Öncü, director-geral da IKEA Ibérica, em entrevista ao jornal espanhol “El País”, o objectivo da empresa é apostar em 20 ou 30 centros logística e cerca de 40 pontos de recolha para poder reduzir os custos de distribuição e os preços da entrega. A empresa pretende chegar até aos 10 euros para a maioria dos clientes.
Actualmente, para Portugal, o valor da entrega tem um custo que varia em função da zona de cada código postal, bem como do montante total da encomenda. De acordo com a informação disponível no site da empresa, os valores variam entre os 29 euros (zona 1 até 1000 euros) e os 1125 euros (zona 10 entre 6001 e 7500 euros).
Neste sentido, é necessário que a empresa mude a sua actual operação, uma vez que actualmente entrega as suas compras online a partir das suas lojas.
A construção do novo centro deverá arrancar a partir do Verão e ocupará terrenos com uma superfície total de 50.000m2.