Hapag-Lloyd e CSAV fecham acordo para fusão dos negócios
22 de Abril de 2014
A Hapag-Lloyd e a Compañia Sudamericana de Vapores (CSAV) fecharam um acordo na passada semana que contempla a fusão dos seus negócios de porta-contentores, o que dará lugar ao quarto maior armador a nível mundial. O negócio está agora a aguardar a aprovação das autoridades competentes.
A nova Hapag-Lloyd passará a contar com uma frota ao redor dos 200 navios porta-contentores, cerca de um milhão de TEUs de capacidade, um volume de carga transportada de 7,5 milhões de TEUs por anos.
Os escritórios principais da empresa irão permanecer em Hamburgo e, adicionalmente, contará com uma sede regional no Chile para o negócio para a América Latina.
Com esta aproximação do negócio de contentores, a CSAV com 30% na nova sociedade, irá converter-se num dos principais accionistas da Hapag-Lloyd, juntamente com a HGV e a Kühne Maritime.
Os sócios acordaram uma ampliação de capital de 370 milhões de euros, o que irá permitir a ampliação da participação da CSAV na Hapag – Lloyd até 34%.
As duas empresas irão receber em breve novos barcos. No final deste mês, a Hapag Lloyd começa a operar os últimos 10 barcos de 13.200TEUs afectos aos tráfegos da Ásia – Europa e a CSAV está a aguardar sete novos barcos, com 9.300 TEUs cada, entregues entre 2014 e 2015.