Volkswagen Autoeuropa faz investimentos em infra-estruturas e logística
20 de Setembro de 2016
A fábrica da Volkswagen, em Palmela, está a renovar as suas infra-estruturas físicas e organizacionais e a integrar novas competências e tecnologias de topo. As intervenções decorrem em 2016 e 2017 e conduzirão a empresa a uma nova era.
Segundo a informação divulgada pela empresa, entre os investimentos ao nível das infra-estruturas destaque para ampliação para Norte das naves de carroçarias e prensas em mais 22.000m2 para optimização da linha de produção e fluxos logísticos; a construção de um novo edifício de carregamento de baterias permitindo mais 30% de capacidade e a construção do novo centro de optimização logística (LOZ) de 26.000m2 com área de escritórios e balneários para apoio na armazenagem de peças e o seu abastecimento à linha de montagem.
Na área logística, a empresa destaca que o LOZ integrará uma via ferroviária para descarregamento de peças de fornecedores; o centro de embalagens e paletes vazias passará a processar o tratamento e expedição de todas as embalagens e peças plásticas e de madeira provenientes das áreas de produção (prensas e carroçaria) e o do LOZ; generalização da tecnologia do tablete PC para facilitar o trabalho do operador na sequenciação de peças.
Além disso, a empresa continuará com a utilização de veículos auto-guiados na área de carroçarias e montagem nas distâncias de abastecimento longas; investirá num armazém automático de sequenciação de cablagens de motor para o novo produto e num armazém semi-automático de sequenciação de caixas de motores, bem como no transporte por ferrovia de peças entre Barcelona e o Entroncamento. Até ao final deste ano, apostará no transporte marítimo de peças (short sea) de um porto na Alemanha para um porto em Portugal; criará o sistema de solicitação automática ao armazém para abastecimento das peças à estação onde são soldadas, a partir de um software de controlo de stock integrado nos robôs.