Gestamp cria petição online para autorização de circulação de camiões eurocombi em Portugal
22 de Março de 2016
A Gestamp criou uma petição online, dirigida ao presidente da Assembleia da República, com vista a autorizar a circulação em Portugal de camiões eurocombi com 25,25m de comprimento e 60 toneladas.
A proposta consiste na alteração da actual lei para inclusão de uma configuração euro-modular que permita a circulação de veículos com massa máxima de 60 toneladas e comprimento máximo de 25,25m, que, na prática, correspondem ao equivalente a um tractor com reboque de 13,6m mais atrelado de 7,82m, permitindo transportar 52 europaletes em vez de 33, possíveis nos actuais camiões com reboques de 13,6m.
Segundo a petição, assinada por Pedro Matos, director de compras da Gestamp, “esta medida terá benefícios directos na competitividade das empresas portuguesas, uma vez que estes camiões transportam 50% mais de carga”. Para a introdução destes novos veículos contribuem, segundo aponta, “os avanços técnicos na concepção dos veículos de transporte rodoviário e a melhoria das infra-estruturas rodoviárias do nosso país”.
Pode ler-se que a legislação comunitária na Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho, que altera a Directiva 96/53/CE do Conselho, de 25 de Julho de 1996, vem informar que cabe a cada Estado – Membro autorizar a circulação de veículos com comprimento de 25,25m e peso bruto até 60T. Com base no exposto, “considera-se adequado alterar certos aspectos da regulamentação das massas e dimensões dos veículos previstos Decreto-Lei 133/2010 de 22 de Dezembro”.
A introdução dos novos veículos vem, segundo refere, beneficiar a competitividade e eficiência de empresas e transportadores, bem como promover a harmonização progressiva das condições de trânsito estabelecidas no país comparado com o de outros países vizinhos.
Para o tema ser analisado pela AR, a petição, disponível aqui, necessita de 4000 subscritores.