Gestamp cria petição online para autorização de circulação de camiões eurocombi em Portugal

eurocombi

eurocombiGestamp cria petição online para autorização de circulação de camiões eurocombi em Portugal

22 de Março de 2016

A Gestamp criou uma petição online, dirigida ao presidente da Assembleia da República, com vista a autorizar a circulação em Portugal de camiões eurocombi com 25,25m de comprimento e 60 toneladas.

A proposta consiste na alteração da actual lei para inclusão de uma configuração euro-modular que permita a circulação de veículos com massa máxima de 60 toneladas e comprimento máximo de 25,25m, que, na prática, correspondem ao equivalente a um tractor com reboque de 13,6m mais atrelado de 7,82m, permitindo transportar 52 europaletes em vez de 33, possíveis nos actuais camiões com reboques de 13,6m.
Segundo a petição, assinada por Pedro Matos, director de compras da Gestamp, “esta medida terá benefícios directos na competitividade das empresas portuguesas, uma vez que estes camiões transportam 50% mais de carga”. Para a introdução destes novos veículos contribuem, segundo aponta, “os avanços técnicos na concepção dos veículos de transporte rodoviário e a melhoria das infra-estruturas rodoviárias do nosso país”.
Pode ler-se que a legislação comunitária na Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho, que altera a Directiva 96/53/CE do Conselho, de 25 de Julho de 1996, vem informar que cabe a cada Estado – Membro autorizar a circulação de veículos com comprimento de 25,25m e peso bruto até 60T. Com base no exposto, “considera-se adequado alterar certos aspectos da regulamentação das massas e dimensões dos veículos previstos Decreto-Lei 133/2010 de 22 de Dezembro”.
A introdução dos novos veículos vem, segundo refere, beneficiar a competitividade e eficiência de empresas e transportadores, bem como promover a harmonização progressiva das condições de trânsito estabelecidas no país comparado com o de outros países vizinhos.
Para o tema ser analisado pela AR, a petição, disponível aqui, necessita de 4000 subscritores.

Written by