LOZ da Volkswagen Autoeuropa está operacional desde Janeiro
1 de Março de 2016
O LOZ, centro de optimização logística, da Volkswagen Autoeuropa já está operacional desde Janeiro. O novo centro é adjacente à nave de montagem e representa um novo paradigma logístico para a empresa.
De acordo com a informação divulgada pela empresa, são mais de 20.000m2, ocupados por longos corredores de estantes de 12m de altura, onde serão armazenadas temporariamente mais de 3.410 peças diferentes dos três modelos, transportadas por camião de mais de 645 fornecedores, situadas em Portugal e na Europa.
As obras de construção arrancaram em Junho de 2015 e contemplam um investimento de 11.960 milhões de euros.
Para Nuno Rita, colaborador da área logística e responsável pelo projecto, “à chegada, o fluxo de camiões passa a ser linear e directo à nossa fábrica, sem passar (…) pelo armazém externo subalugado, que se localiza a 5km da fábrica”. O processo anterior exigia uma duplicação da movimentação de descarga-carregamento este o armazém e a fábrica.
Como acrescenta, “a descarga das peças pelos três cais de abastecimento passará a acontecer somente numa delas”. Dentro da nave de montagem “iremos optimizar também os fluxos de entrega das peças às estações”.
Com este projecto, a empresa prevê “uma redução de custos assinalável que amortizará o investimento em poucos anos”. Esta redução deve-se ao facto de os fornecedores passarem a transportar directamente as peças para o LOZ e a movimentação de carga e descarga passar a ser realizada uma vez pela Logiters, parceiro logístico da Volkswagen Autoeuropa. “Os custos de transporte de peças entre o armazém externo e a fábrica são, obviamente, anulados, e estima-se igualmente que o tempo de reacção entre o pedido de peças ao LOZ até à sua chegada à linha seja reduzido em 1h”.