Friopuerto inaugura plataforma em Sines de 3.000m2
1 de Março de 2016
A Friopuerto inaugura, a 8 de Março, a sua nova plataforma em Sines. Com as instalações de Valência, Sines e Tânger, a Friopuerto pretende tornar-se líder regional no Mediterrâneo Ocidental, no sector de armazenagem a temperatura controlada, orientada para o comércio externo.
A infra-estrutura tem 3.000m2 de construção, duas câmaras refrigeradas de 0ºC a 18ºC destinadas, principalmente, ao armazenamento de fruta, e capacidade para 1.000 paletes.
Segundo a empresa, o cais de operações de 750m2, com oito portas de carga e descarga, asseguram-lhe “a eficácia operacional”.
Com este investimento, a Friopuerto assume-se como “o único operador logístico de frio na ZAL de Sines”. Dentro de alguns meses, a empresa “concretizará a segunda fase do seu ambicioso plano de crescimento, que a levará a duplicar a capacidade da instalação e proporcionar serviços para produtos congelados”.
Esta é a quinta instalação frigorífica da empresa espanhola no mundo, estando localizada em Valência, Veracruz, Tânger e, brevemente, Montevideo, o que demonstra “o forte impulso investidor do grupo Romeu pela sua divisão de logística de frio”.
Para Manuel Cabrera-Kábana, director-geral da empresa, “o frigorífico de Sines é um grande passo em frente no desenvolvimento estratégico da Friopuerto”, até porque “os tráfegos de fruta estão a crescer em Espanha e Portugal, e Sines tem uma posição estratégica ideal para competir nesse negócio, tanto na importação, a partir da América Latina e África do Sul, como na exportação”. Para o responsável, Sines é “o porto mais importante de Portugal e já movimenta mais de 49% de toda a carga marítima do país e, com mais de 1,33 milhões de TEUS em 2015, é também um dos portos mais importantes da Península Ibérica”.
O responsável da empresa salienta ainda que pretende potenciar a linha marítima desde Veracruz (onde já conta com uma instalação frigorífica) até Sines, para produtos frescos, bem como estabelecer a possibilidade de abrir novas linhas com a América Latina.
Segundo avança, “Veracruz encontra-se a operar no limite e com perspectivas de ampliação das instalações”. Também a ampliação de Valência já está ocupada e brevemente serão inauguradas as instalações em Tânger, na zona franca do porto de TangerMed. “Esperamos poder tomar posse do frigorífico já adjudicado em Montevideo dentro de umas semanas”, diz.
Está assim concluído o plano previsto de seis meses de obras que arrancaram pouco depois da assinatura do contrato celebrado entre a Friopuerto Sines e a APS, a 15 de Julho de 2015.
A cerimónia de inauguração contará com a presença de Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, João Franco, presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.