Apesar da aposta na eletrificação, a Scania continua a explorar todas as opções para compreender melhor todas as formas de transporte sustentável, como demonstra uma recente iniciativa de investigação no âmbito do seu programa Pilot Partner.
No início deste mês, na Transport.CH em Berna (Suíça), a Scania apresentou a sua colaboração com a Asko Norge AS, um parceiro de longa data e líder em logística sustentável, para testar camiões com célula de combustível a hidrogénio em operações reais, com o objetivo de avaliar o desempenho técnico, a viabilidade operacional e o potencial comercial.
Embora estes veículos ainda não estejam disponíveis para encomenda, fazem parte do programa Pilot Partner da Scania, uma iniciativa criada com uma clientela selecionada que procura avaliar a tecnologia de eletrificação e outras soluções em condições reais, para determinar a sua contribuição para um transporte livre de combustíveis fósseis.
“Ao testar em ambientes de transporte reais, aprendemos o que funciona melhor na prática e como acelerar o progresso”, explica Tony Sandberg, Diretor do Scania Pilot Partner.
O teste com veículos a hidrogénio não altera a estratégia da Scania para a descarbonização do sistema de transporte, que continua centrada na eletrificação direta. No entanto, é uma das várias experiências realizadas através do programa Pilot Partner para compreender como se comportam diferentes portadores de energia e sistemas de propulsão. O objetivo é identificar as forças e fraquezas reais que apresentam outras tecnologias e combustíveis.
Combinando a tecnologia elétrica consolidada da Scania com sistemas a hidrogénio, a Scania e a Asko verificaram inicialmente que os camiões podem atingir autonomias até 1.000 quilómetros por abastecimento, emitindo apenas vapor de água.
“Fazer parte da iniciativa Pilot Partner da Scania oferece-nos uma oportunidade única para testar e influenciar o desenvolvimento de soluções sustentáveis adaptadas às nossas operações”, afirma Jørn Arvid Endresen, CEO da ASKO Midt.
Tony Sandberg acrescenta: “O forte compromisso e a abordagem proativa da Asko são fundamentais para acelerar a transição. Juntos transformamos os aprendizados dos pilotos em conhecimento prático que beneficia toda a indústria”.
Ao testar estas soluções em operações reais, a Scania e os seus parceiros obtêm informações valiosas sobre o desempenho prático das diferentes tecnologias, apoiando os clientes na sua própria transição para um transporte descarbonizado.






