O Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL), empresa do Grupo ETE, liderou uma operação portuária de embarque de 551 veículos comerciais ligeiros das quatro marcas distintas da Stellantis (Citroën, Fiat, Peugeot e Opel), produzidos na fábrica de Mangualde, com destino aos mercados internacionais.
Esta operação contou com a colaboração das empresas do Grupo ETE – TCGL e Navex – em estreita articulação com parceiros logísticos e a equipa de operações da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). “A resposta ágil e coordenada permitiu concretizar, com eficácia, o embarque de veículos através de um navio Ro-Ro na área concessionada ao TCGL, num formato pioneiro no porto”, explica o grupo em comunicado.
A Stellantis reforça a importância desta operação, que reflete o seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização do setor automóvel. Para esta unidade de produção é também fundamental ver a sua atividade de expedição de veículos ser realizada em Portugal e por parceiros portugueses, contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento da economia nacional.
O MV Auto Energy é um navio com 181 metros de comprimento e 32 metros de boca, com características específicas para transporte de viaturas. Conta com uma capacidade até 4.000 viaturas (standard) e é movido a LNG, o que destaca a sustentabilidade nas operações de transporte que assegura.
Esta operação sublinha a relevância estratégica da exportação automóvel através de portos nacionais, promovendo a indústria portuguesa e contribuindo para o crescimento económico.






