DSV conclui aquisição da UTi Worldwide
26 de Janeiro de 2016
A DSV anunciou, no final da passada semana, a conclusão do processo de aquisição da UTi Worldwide, depois da aprovação dos accionistas da UTi e das autoridades da concorrência. As actividades comerciais das duas empresas passarão a ser exercidas sob a marca DSV.
José Alberto Alves, managing diretor road & solutions para Portugal da DSV, considera que “no seguimento da junção das duas empresas, que tornará a DSV mais forte em todas as áreas, estou confiante que esta aliança aumentará a capacidade de resposta aos clientes em Portugal”. Além disso acrescenta que “com múltiplas valências resultantes desta operação, a nova DSV – Road & Solutions ficará colocada como uma das líderes do mercado português, fruto desta integração com os novos colegas da UTi iremos ficar mais fortes, o que permite uma maior competitividade e eficácia na resposta às várias necessidades do mercado”.
Jens Bjørn Andersen, CEO da DSV, refere que a o processo de integração será iniciado, “procurando manter sempre um alto nível de serviço para todos os clientes”.
Com esta operação, a DSV passa a assumir-se como o quarto maior transitário do mundo, contando com mais de 40.000 colaboradores, com presença em 80 países, mais de 1000 escritórios e instalações logísticas e 4,7 milhões de m2 de armazéns.
A operação reforça a posição da empresa ao nível do air&sea, “tornando-se no sexto e sétimo maior operador em transportes aéreos e oceânicos”. Ao nível da logística contractual, a empresa expande as actividades road (transporte rodoviário) e distribuição, passando a cobrir a Europa, América do Norte, África e Ásia.
Em Portugal, a UTi arrancou com a sua actividade em 2001 e contava com uma plataforma multi-cliente na Castanheira do Ribatejo com 15.000m2. A empresa dedicava-se ao desenvolvimento, em simultâneo, a parte da logística de valor acrescentado e de transitário (aéreo e marítimo). Da sua carteira de clientes fizeram parte a Continental e a Puma, como alguns dos principais clientes, desempenhado também serviços logísticos ao nível do sector aeronáutico. Em 2012, a empresa contava com 50 colaboradores que garantiam a gestão de 15.000SKU’s e 700 pedidos diários. Em Fevereiro de 2006, o grupo SLI completou a sua fusão com o grupo Uti em Portugal. Na Península Ibérica, a empresa contava com mais de 30 centros de distribuição e armazenagem, totalizando 260.000m2 de espaço de armazenagem.
O grupo DSV assinou, a 10 de Outubro, um acordo para adquirir a totalidade do operador logístico norte-americano por 1.35 mil milhões de dólares.