IKI Mobile quer conquistar mercado nacional com ajuda da logística
17 de Novembro de 2015
A IKI Mobile, marca 100% nacional com sede em Lisboa, é hoje oficialmente apresentada ao mercado. A empresa quer conquistar o sector e espera vender 10.000 produtos ainda este ano, o que representa um volume de vendas de 1,2 milhões de euros e uma quota de mercado de 10% em 2016.
Para Tito Cardoso, CEO da IKI Mobile, “o mercado europeu é o que mais nos interessa conquistar. No entanto, ao longo do nosso percurso, percebemos que a nível mundial a marca portuguesa é bastante valorizada, nomeadamente nos mercados árabe, africano e da América Latina, com os quais já estamos a negociar a comercialização dos produtos da IKI Mobile”. No futuro, os mercados asiático e norte-americano também estão na mira da IKI Mobile.
À Logística Moderna, o responsável explica que a IKI Mobile conta com logística própria e subcontratada. “Terciarizamos a logística no que se refere à preparação do produto aquando da chegada à alfândega e, em paralelo, temos uma logística própria que nos permite acompanhar as encomendas, seleccionar os produtos e encaminhá-los para a distribuição”. Este sistema misto “foi pensado de forma estratégica pois possibilita-nos a verificação de todos os nossos produtos antes da comercialização, assim como a sua personalização de acordo com o local de destino e com o cliente”.
Ao nível das entregas B2C, a IKI Mobile assinou uma parceria com os CTT que garantem entregas em 24h ou 48h para o mercado nacional e ibérico. Como explica, as entregas para o mercado europeu estão asseguradas com “o abastecimento B2C do produto em 48h e 72h para toda a comunidade europeia em parceria com três empresas”.
Segundo o responsável, a IKI Mobile conta com infra-estruturas de logística próprias em Portugal e técnicos portugueses especializados na área, a trabalhar directamente e exclusivamente para a IKI Mobile. “Pretendemos terciarizar todos os serviços de logística no futuro”, revela o responsável à Logística Moderna.
Além disso, destaca que entre os maiores desafios logísticos da marca está a necessidade de “supervisionar e acompanhar sempre de perto para nos certificarmos que os serviços têm uma elevada taxa de sucesso e eficácia”. Como aponta “se falharmos na logística, falharemos num dos pilares mais importantes da estratégia da IKI Mobile”, ou seja, não falhar “é o nosso principal objectivo. E se falharmos uma vez, pretendemos aprender com essa falha e não repetir o erro”.
A IKI Mobile foi fundada pela Univercosmos, uma empresa de consultoria que existe desde 2010 e que ópera de Portugal para todo o mundo. A IKI Mobile começou como um projecto e no espaço de dois anos e meio, transformou-se numa marca registada e numa das principais apostas do grupo.