O desafio do sourcing face à dinâmica global
Maria José Gomes – Product Owner Sourcing Flow, e Rita Rodrigues, product manager | Mercado Eletrônico
Todos somos compradores diários e negociadores esporádicos. Compramos diariamente por necessidades básicas e não básicas. Negociamos quando consideramos que a nossa interpretação de valor difere da interpretação do valor de uma outra parte.
Os processos de Negociação de uma organização são aprimorados pela experiência, pelo conhecimento, pelas oportunidades e necessidades da organização. Uma boa definição dos objetivos, necessidades e procedimentos da empresa é o primeiro passo para a otimização da área de negociação e de compras de uma empresa. Quanto mais simples essa definição, mais simples é a sua implementação. E quando falamos em simplicidade, referimo-nos a negociar e comprar o essencial para a estratégia da organização, pelo justo valor para a empresa, de uma forma transparente e bem definida. Tão transparente e tão definida que possa ser medido o cumprimento dos objetivos, a satisfação da necessidade e a execução do procedimento, promovendo assim o ajuste dos mesmos face à dinâmica do mercado em que a organização se insere.
A utilização de uma solução de Sourcing é uma prática de procurement focada na procura, angariação, avaliação e selecção de fornecedores para aquisição de bens e serviços. A implementação de uma boa solução de Sourcing deve promover a execução de processos de negociação de compras estratégicas da empresa de uma forma transparente e padronizada, cumprindo os procedimentos da área de negócio, promovendo o acesso a novas oportunidades, comparando com o histórico de negociação, de compras e objetivos da empresa e, facilitando o processo de decisão.
Se adicionalmente considerarmos as flutuações e dinâmicas globais, as soluções de Sourcing, hoje substancialmente focadas em soluções distributivas, ou seja, competitivas e baseadas tendencialmente em preço, deverão promover cada vez mais a realização de processos negociais integrativos e criativos. Como? Permitindo através de processos negociais integrativos, negociações competitivas ou colaborativas que integrem outros factores para além do preço e através de processos negociais criativos, a incorporação de oportunidades adicionais que resultem para ambas as partes, proporcionando uma solução final win win.
Maria José Gomes – Product Owner Sourcing Flow
Rita Rodrigues – Product Manager