Sonae celebra protocolo com Ministério da Educação e Ciência para promoção do ensino vocacional
28 de Abril de 2015
A Sonae celebrou na semana passada um protocolo de cooperação com o Ministério da Educação e Ciência para o desenvolvimento de cursos vocacionais no ensino secundário. Através da Sonae Retail School, a Sonae já está a proporcionar aos jovens estágios formativos, tendo desenvolvido o curso vocacional de Técnico de Logística em parceria com a Escola de Comércio de Lisboa.
Esta parceria com o Ministério da Educação integra a política de RH e cooperação com outras intuições académicas e de ensino da Sonae e pretende capacitar os jovens através do desenvolvimento de formação nas empresas, permitindo uma melhor preparação para o mercado de trabalho. A iniciativa permitirá desenvolver técnicos especializados que podem vir a integrar a Sonae, dando um contributo para o desenvolvimento das suas operações.
No caso do curso vocacional de Técnico de Logística, este conta com 23 alunos e um total de 3.000 horas, das quais 1.400 de estágio formativo. O curso integra aulas teórico – práticas e formação prática em áreas como preparação de encomendas, recepção e expedição de armazém, operação de empilhadores e redes e fluxos de informação. É um curso de dupla certificação, já que proporciona uma certificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações e um diploma de conclusão do Ensino Secundário.
Os cursos vocacionais do ensino secundário são abertos a jovens com 16 ou mais anos de idade, que possuam o 9º ano de Escolaridade. Os candidatos que satisfaçam as condições de ingresso serão sujeitos a selecção considerando-se como critérios de seriação a idade, a maturidade e a vocação.
A Sonae lançou em 2009 a Sonae Retail School, um sistema vasto de formação para o desenvolvimento sustentável dos colaboradores da Sonae, sob a forma de um conjunto de escolas e academias de saberes que atravessam os diferentes negócios do retalho ou que lhes estão directamente ligadas. Em 2014 esta aposta traduziu-se em 1,3 milhões de horas de formação proporcionadas aos colaboradores das áreas de retalho da Sonae.
Integrando a Sonae Retail School, em 2012 foi lançada a Escola da Logística, destinada a todos os colaboradores da operação logística, apoiando o seu desenvolvimento profissional de forma sustentada, contribuindo para uma cultura de excelência, centrada nos processos e no serviço ao cliente. No entanto, é uma estrutura aberta a todos, cujo interesse e percurso profissional esteja, de alguma forma, ligado à área da logística. A Escola de Logística da Sonae Retail School é assim responsável pela implementação do curso vocacional de Técnico de Logística desenvolvido em parceria com a Escola do Comércio de Lisboa e o Ministério da Educação.