A fabricante de veículos industriais Fuso, pertencente à Daimler Trucks, entregou as primeiras unidades do camião eléctrico Fuso eCanter a quatro empresas alemãs, a DHL, DB Schenker, Rhenus e Dachser, com o fim de poder testá-los em condições normais de operação.
Estes veículos passam a fazer parte da frota sustentável destes operadores, contribuindo para a eliminiação do ruído e das emissões de CO2, assim como para a redução de custos. Desta forma, o eCanter será converido no primeiro veículo industrial totalmente eléctrico, produzido em série no mundo.
Os operadores em questão adquiriram o modelo mediante um contrato de aluguer de 24 meses, com a Charterway, um negócio do fabricante para o aluguer e leasing de veículos.
A DHL utilizará seis camiões – dois para entregas urbanas na divisão DHL Freight e quatro para a entrega de mercadorias da DHL Paket. A DB Schenker utilizará três unidades para entregas em cidades como Berlin e o grupo Rhenus utilizarão três nas divisões de entregas domésticas, como móveis, produtos de electrónica e electrodomésticos, para transportá-los desde o armazém central em Hoppegarten até ao centro de Berlim. Por fm, a Dachser contará com dois veículos para transporte de mercadoria geral de última milha (paletizada e para pequenos armazéns, com produtos para entrega ao domicílio), bem como para recolha e transferência de mercadoria entre instalações do grupo.
A produção do veículo para o mercado norte-americano e europeu foi iniciada em Portugal, em Julho deste ano. Nos próximos anos, a Fuso prevê entregar 500 camiões a clientes selecionados, com o objectivo de iniciar a produção em grande escala em 2019.