1141 profissionais passaram pelo Supply Chain Meeting

1141 profissionais passaram pelo Supply Chain Meeting

3 de Abril de 2014

Ideia-chave a reter dos dois dias intensos que se viveram no Supply Chain Meeting 2014: quando o mundo, os mercados e os consumidores estão em mutação, as cadeias de abastecimento não podem passar ao lado dessas mudanças.

Dos muitos painéis, mesas redondas e conferências que compuseram esta edição do Supply Chain Meeting, resultou claro que para que as vantagens competitivas das empresas, através da gestão eficiente das cadeias de abastecimento, sejam uma realidade, é fundamental:
• Equacionar necessidades actuais vs. necessidades futuras;
• Superar desafios;
• Abrir caminho para a excelência;
• Acreditar que é possível;
• Gerir as expectativas das pessoas em articulação com os objectivos estratégicos da empresa;
• Criar uma verdadeira “cadeia de valor”.

O tema “Supply Chain Meeting como arma competitiva: How the winners do it?” transformou-se em dois intensos dias de grandes histórias, contadas na primeira pessoa por profissionais que se disponibilizaram a partilhar com os seus pares experiências do dia-a-dia das actividades que desenvolvem a montante e a jusante da cadeia de abastecimento.
O Supply Chain Dinner, a encerrar o primeiro dia, foi um dos momentos altos do evento deste ano, reunindo mais de uma centena de profissionais num ambiente propício ao networking, ao convívio e ao diálogo.
Marco positivo no Supply Chain Dinner deste ano foi a intervenção de Nuno Fontes, director de logística da Parfois que, partindo da sua experiência profissional como responsável de logística e como consultor e tendo por base o seu livro “Walking to the Top”, partilhou com os participantes como, neste mundo em constante mudança, as organizações podem continuar no bom caminho e chegar ao topo da montanha.
A encerrar o jantar deste ano, que teve o patrocínio da Code One, a entrega dos Prémios Logística Moderna porque, de facto, o panorama logístico português tem muitos e excelentes exemplos de boas práticas e desempenhos profissionais.
Além dos prémios Acontecimento do Ano e Sustentabilidade, cujos vencedores foram escolhidos pelos leitores da revista e profissionais do sector, através de votação online, foram também entregues os prémios Carreira e Figura do Ano, escolhidos pela equipa da revista.
Os nomeados na categoria “Acontecimento do Ano” eram a Aquisição da Azkar pela Dachser; Aquisição da Fiege pela Norbert Dentressangle; Aquisição da Frigomato pela Frissul e o arranque da construção da Plataforma Logística de Leixões.
A aquisição da Fiege pela Norbert Dentressangle foi a vencedora. “Ficamos muito honrados com esta distinção”, afirmou Ilídio Lourenço, Country Manager da Norbert Dentressangle Portugal. “A aquisição da Fiege foi muito importante para nós, pois permitiu-nos reforçar as nossas competências na área da logística e proporcionar um leque alargado de serviços ao mercado e assim reforçar a nossa posição”.
Na categoria “Sustentabilidade” as preferências dos votantes recaíram no projecto da IKEA de substituição das paletes de madeira por paletes de cartão. Com este projecto a empresa quis diminuir em cerca de 20% as emissões de CO2 nos transportes. “É com grande satisfação que recebo este prémio e que vejo distinguida esta iniciativa”, referiu Ricardo Ribeiro, da IKEA. “Tratou-se de um projecto faseado, que culminou em 2013, que não foi fácil, mas que nos enche de orgulho, ainda mais quando a votação dos profissionais do sector premeia o nosso esforço e empenho”.
O prémio carreira, escolhido pela equipa da LM, visa distinguir uma personalidade, uma figura do panorama logístico nacional, cujo percurso profissional seja digno de realce, sobressaia e de alguma forma tenha conseguido imprimir um cunho, uma marca pessoal ao longo da sua carreira.
Por isso, o prémio foi para José Luís Simões, enquanto presidente de um grupo que procura estar sempre dois passos à frente, que tem sabido levar o nome de Portugal mais longe e que foi das primeiras, se não a primeira empresa no sector, a perceber e assumir que o posicionamento do grupo logístico tinha que ser ibérico, o mercado nacional era demasiado exíguo. Ausente do país por motivos profissionais, o premiado fez-se representar pelo irmão e administrador da empresa, Jorge Simões, que agradeceu explicando que “é por compromissos não possíveis de alterar que o meu irmão não está aqui hoje a partilhar convosco este momento. Encarregou-me de o representar e expressar o seu agradecimento pelo reconhecimento que para ele este prémio tem”.
A última categoria da noite foi o prémio Figura do Ano, também atribuído pela equipa da revista. Esta distinção visa reconhecer o trabalho desenvolvido por um profissional do sector em prol da logística. Há quem diga que é em épocas difíceis que é preciso ser ousado e arriscar. O profissional que a equipa da Logística Moderna escolheu para figura do ano 2013 foi Afonso Almeida, administrador da Frissul. É um homem pragmático, tem coragem e determinação q.b. e é, sobretudo, gregário. A empresa que dirige procedeu em 2013 à aquisição de um player nacional concorrente, a Frigomato, o que lhe permitiu reforçar a sua posição competitiva na região Norte do país, no segmento de prestação de serviços logísticos a temperatura controlada.
“Não estava de modo nenhum à espera”, disse Afonso Almeida ao receber o prémio, frisando que o passo estratégico de aquisição da Frigomato “só foi possível porque os investidores acreditaram no projecto e porque tenho uma equipa que também acredita e me ajuda a alcançar os objectivos. E, por isso, este prémio é sobretudo para eles”.
Reportagem completa do Supply Chain Meeting na edição N.º 131 da Logística Moderna.

Written by